TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Problema Da Transmissão Da Herança Digital E A (Des)Proteção Do Direito À Privacidade Do De Cujus

Por:   •  8/3/2023  •  Monografia  •  12.348 Palavras (50 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 50

ASSOCIAÇÃO VITORIENSE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA - AVEC CENTRO UNIVERSITÁRIO OSMAN LINS - UNIFACOL

COORDENAÇÃO DO CURSO DIREITO - BACHARELADO

RUTH ALVES XAVIER NETA

O PROBLEMA DA TRANSMISSÃO DA HERANÇA DIGITAL E A (DES)PROTEÇÃO DO DIREITO À PRIVACIDADE DO DE CUJUS

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO- PE 2021

RUTH ALVES XAVIER NETA

O PROBLEMA DA TRANSMISSÃO DA HERANÇA DIGITAL E A (DES)PROTEÇÃO DO DIREITO À PRIVACIDADE DO DE CUJUS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de bacharelado em Direito do Centro Universitário FACOL - UNIFACOL, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Direito.

Área de Concentração: Direito Civil.

Orientador (a): Ms. Julliana Valentim de Souza Amorim

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO- PE 2021

Ficha catalográfica

ASSOCIAÇÃO VITORIENSE DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E CULTURA - AVEC[pic 1][pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACOL - UNIFACOL COORDENAÇÃO DE TCC DO CURSO DE DIREITO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ATA DE DEFESA

Nome do (a). Acadêmico (a): RUTH ALVES XAVIER NETA

Título do Trabalho de Conclusão de Curso: O PROBLEMA DA TRANSMISSÃO DA HERANÇA DIGITAL E A (DES)PROTEÇÃO DO DIREITO À PRIVACIDADE DO DE CUJUS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Direito da UNIFACOL – Centro Universitário Facol, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em DIREITO.

Área de Concentração: Direito Civil

Orientador (a): Julliana Valentim de Souza Amorim

A Banca Examinadora composta pelos Professores abaixo, sob a Presidência do primeiro, submeteu o candidato à análise da Monografia em nível de Graduação e a julgou nos seguintes termos:

Professor: JULLIANA VALENTIM DE SOUZA AMORIM

Julgamento – Nota: 7,0 Assinatura:          

Professor: LYSLLEM HELLEM DE OLIVEIRA PESSOA DE SÁ LIMA

Julgamento – Nota: 7,0 Assinatura: _         

Professor: SEVERINO RAMOS DA SILVA

Julgamento – Nota: 7,0 Assinatura:          

Nota Final: 7,0. Situação do (a) acadêmico (a): APROVADO (A).

MENÇÃO GERAL:          

Prof. Me. Severino Ramos da Silva

Coordenador de TCC do Curso de Direito

Profª. Ma. Maria Paula Latache Ribeiro de Vasconcelos/Prof. Me. Felipe da Costa Lima Moura Coordenação do Curso de Direito

Vitória de Santo Antão-PE, 16 de junho de 2021.

Credenciada pela Portaria nº 644, de 28 de março de 2001 – D.O.U. de 02/04/2001.

Endereço: Rua do Estudante, nº 85 – Bairro Universitário.

CEP: 55612-650 - Vitória de Santo Antão – PE Telefone: (81) 3114.1200

AGRADECIMENTOS

Primeiramente, ao meu bondoso e amado Deus, que sempre está comigo e me dá foças em momentos que não tenho mais, e sempre me ajuda a prosseguir com meus sonhos, e tudo que eu almejo, se assim for da sua vontade. Sou eternamente grata pela sua fidelidade e pelo seu amor eterno com seus filhos, sem querer nada em troca e pela sua misericórdia.

Aos meus amados pais, Carlindo e Edjane, que sempre fizeram mais que o impossível, sempre nos limites, para me ensinar o melhor caminho a seguir, mostrando sempre a palavra de Deus e sendo, sempre, exemplos vivos de caráter, honestidade, amor e fé. Não sei o que seria de mim sem vocês, obrigada por tudo.

Ao meu esposo, Raul, pelo companheirismo, pelo amor, pelo caminho que construirmos e o que ainda vamos construir, agradeço pelo suporte desde o início, pelas orientações, pela compreensão, e por compartilhar a sua vida comigo. Esta vitória é nossa.

À minha amada família, por serem meu lar.

À professora, e minha orientadora, Julliana Valentim de Souza Amorim, pela primorosa e paciente orientação. Sua trajetória nesta Universidade de Direito inspira a todos, alunos e professores, a sermos profissionais dedicados e a trabalharmos por amor acima de tudo. Agradeço imensamente pelos seus ensinamentos.

À esta instituição, na pessoa do reitor Paulo Roberto, que com sua dedicação e comprometimento, tornando possível e muito mais gratificante meu ingresso e passagem pelo ensino superior. E por me mostrarem, durante todos esses anos, que para alcançar o sucesso é necessário perseverança e certos sacrifícios, mas o resultado é a felicidade, satisfação pessoal e profissional e que ainda há algo bom no mundo pelo que lutar.

[pic 3][pic 4]

“Quem me dera compreender os segredos e mistérios dessa vida, esse arranjo de chegadas e partidas; essa trama de pessoas que se encontram, se entrelaçam e misturadas ganham outra direção. ”

(Pe. Fábio de Melo, 2012)

[pic 5][pic 6]

Com o advento da internet começaram a surgir novos hábitos na sociedade. Já existia o direito sucessório, com a destinação de todo o patrimônio do falecido, mas não traziam com ele a nova era digital, as redes socias, as “nuvens”, e sem normas para tutelar esses bens está ficando cada vez mais difícil essa proteção. O presente trabalho vem demostrar qual a finalidade dos bens do acervo digital deixado pelo autor da herança, mostrando qual a forma mais adequada e segura para essa transmissão, sem violar o direito de privacidade do autor da herança. Também será apresentado o que se pode encontrar para resguardar esse direito da personalidade e da privacidade do falecido nos dias atuais com o nosso ordenamento jurídico vigente, e demostrando que ele pode manifestar sua vontade, através do testamento para seus herdeiros e sucessores, no que se trata de ativos digitais, o método de pesquisa utilizado foi o qualitativo, bibliográfico e casos práticos para poder demostrar tudo que foi levantado no presente trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (82.5 Kb)   pdf (349.5 Kb)   docx (216.9 Kb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com