TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ficha De Leitura Estado, Política Educacional E Direito à Educação No Brasil : ' O Problema Maior é O De Estudar '

Pesquisas Acadêmicas: Ficha De Leitura Estado, Política Educacional E Direito à Educação No Brasil : ' O Problema Maior é O De Estudar '. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  2.160 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Política Educacional e Estrutura de Ensino

FICHA DE LEITURA

TÍTULO DO ARTIGO:

Estado, política educacional e direito à educação no Brasil: “O problema maior é o de estudar”.

AUTOR (ES):

Gilda Cardoso de Araújo

REFERÊNCIAS:

ARAUJO, G. C. Estado, política educacional e direito à educação no Brasil: “O problema maior é o de estudar”. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 39, p. 279-292, jan./abr. 2011. Editora UFPR.

INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE O AUTOR (ES):

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). E-mail: gilda.vix@terra.com.br

PALAVRAS-CHAVE:

Problema de acesso, Desigualdade social e regional, Sistema nacional de educação, Permanência na escola, Política Educacional.

RESUMO

O artigo basicamente trata das políticas educacionais brasileiras, da falta de acessibilidade, garantia de permanência na escola, desigualdades sociais, como os principais problemas do sistema nacional. O texto destaca pesquisas que revelam dados de matrículas, abandono e reprovação por região e mostra que a maior concentração de abandono, reprovação e analfabetismo está concentrada na região norte e nordeste do país.

Enfim, o texto retrata a realidade educacional brasileira e procura estabelecer um desafio, a universalização da educação em caráter público e igualitário parece ainda uma utopia, entretanto metas a serem pensadas.

CITAÇÕES IMPORTANTES

1º ¨Filho vir da escola problema maior é o de estudar, que é pra não ter meu trabalho e vida de gente levar. ¨

(Canção do Sal – Milton Nascimento)

2º ¨O direito à educação traz uma potencialidade emancipatória do ponto de vista individual e igualitário do ponto de vista social (...) ¨ (SACRISTÁN, 2000).

3º ¨ (...) no Brasil do século XXI, um sistema educação que possa ser denominada nacional dada às profundas disparidades entre redes, sistemas de ensino, entre dados e regiões. ¨

CONTEÚDO ESPECÍFICO DO TEXTO (Em até 3 linhas)

Identifica os problemas de acessibilidade, permanência e a qualidade da educação brasileira oferecendo proposta para superação dessas disparidades. Apresentando ideias acerca de uma mobilização social e cultural onde a busca pela educação e cultura tornara os indivíduos independentes e com representação social.

CONTEXTUALIZAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com