TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Salvando o Capitalismo

Por:   •  28/10/2021  •  Resenha  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

O documentário “Salvando o capitalismo” de Robert Reich traz a reflexão de como esse sistema é moldado à forma dos mais ricos e poderosos, como o dinheiro tem o poder de influenciar nas decisões políticas e rebate também sobre as falácias de como o governo “atrapalha” o capitalismo e a importância do livre mercado sem a interferência do Estado. Além de outros tópicos relacionados a esses já mencionados.

No documentário, o ex-secretário de trabalho da gestão de Bill Clinton, Robert Reich, alerta sobre como o atual sistema capitalista aumenta o distanciamento social econômico entre os mais ricos e os mais pobres. Ele também apresenta as dificuldades econômicas de boa parte da população (no caso americana) referente aos baixos salários e altas dívidas, que duram, muitas vezes, a vida inteira para serem pagas.

Embora o sistema capitalista e a organização econômica atual seja elaborada de uma forma não seja justa a toda população, Robert Reich explica que o problema não é o sistema capitalista em si, e sim a forma como ela é projetada e aplicada de maneira que facilite o acúmulo de riquezas para aqueles que já estão no topo da pirâmide societária. A falácia sobre a importância do livre mercado para o capitalismo, sem a presença do Estado para “interferir”, é um dos discursos mais conhecidos que justificam a retirada de direitos da população mais pobre.

O ex-secretário deixa clara a importância do Estado na regulação de regras básicas para organizar o sistema capitalista, como as regras de propriedade, monopólio, contratos e segurança. Um dos exemplos que ele utiliza para mostrar como a importância da regulação do Estado é importante, é a escravidão que era legalizada, quando o homem podia ser propriedade de alguém; além do fato que empresários endividados podem declarar falência como medida protetiva de seus bens, porém estudantes e pessoas físicas não podem. Dessa forma, percebe-se que as regras não são “naturais”, elas mudam com o tempo, refletindo os interesses dos mais poderosos.

Outro ponto importante abordado no documentário é o discurso de que como a empresa gera empregos, ela deve ser protegida e receber isenções tributárias ou vantagens acima das pessoas. Embora a sobrevivência da empresa seja de grande importância para a sociedade, não é justificativa de empresários e grandes empresas que estão no topo da pirâmide econômica da sociedade sejam isentam de cumprir suas obrigações tributárias e sociais.

O livre mercado sem regulação pode ficar fora de controle e prejudicar a competição, o capitalismo saudável e trazer problemas que já foram superados ao longo da história, como horas de trabalho excessivas, monopólios desenfreados e graves crises econômicas, como ocorreu com a quebra da bolsa em 1929 com a falta de regulamentação da economia e à oferta de créditos desenfreada.  A regulação do sistema econômico é de grande importância para toda a sociedade, se feita de maneira correta, de maneira que vise o bem-estar da população mais pobre e tenha como finalidade diminuir a desigualdade econômica, evitando o acúmulo excessivo a poucos e possa redistribuir esses valores a toda população por meio de ações governamentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com