TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O precesso

Por:   •  14/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA

DE SÃO PAULO - FACULDADE DE DIREITO

FICHAMENTO: Uma Analise sobre o filme "O Processo" - obra literária de Franz Kafka

[Paulo Consoni Garcia]

3º Termo - Direito

Turma MF3

Disciplina Filosofia do Direito

Prof. Lafayette Pozzoli

2015

O presente trabalho analisa a obra de Franz Kafka reproduzida cinematograficamente por Orson Welles em 1962. O filme, O Processo, retrata a história de Josef K. um funcionário de um banco que é autuado em um processo injustamente, retratando de maneira literária a crítica a arbitrariedade do poder judiciário, esgarçando as falhas que o sistema compõe em seu ordenamento. No contexto da obra, o personagem Josef K. no inicio é acusado e supostamente detido injustamente. Porém, todos à sua volta passam a desconfiar dele e colocar suas confianças a prova. Assim enfrenta a burocracia desse sistema provocante e ludibriador. Começa a sua peregrinação na busca do juiz que o condenou, do alto tribunal que não se prontifica a chamá-lo, fazendo-o esperar, como os outros acusados, e, busca também, ter clareza de sua acusação do qual é julgado.

O surrealismo presente da obra se vincula em paralelo a parábola "Diante da Lei" que destaca a dificuldade que tem o cidadão comum para ter acesso ao Poder Judiciário, mesmo compreendendo em princípio que tem o direito a seu acesso. Tal dificuldade é representada pela figura do porteiro que estava diante da lei.  E a inocência do homem do campo, a representação da sensibilidade epistemológica que o cidadão de direito tem em relação à burocracia do sistema judiciário, que impõem àquele, soluções injustas, morosas, meândricas e pragmáticas. Trata-se da corrupção do sistema que deixa de buscar a verdade e fica a serviço de fins utilitaristas, ao prazer de poucos e a ignorância de muitos.

O porteiro representa a ingenuidade daqueles que trabalham para o funcionamento do sistema jurídico, do qual como cidadãos de direito, também o representa. Sendo apenas uma engrenagem, que segue ordens superiores, não tendo o direito de possuir senso crítico ou tomar partido axiológico sobre as situações das quais é imposto a fazer, engordurados pela graxa espessa da hierarquia que o imprime a seguir um mesmo movimento, sem tomar partido ou consciência da ação. Um "cão de guarda" que não conhece o interior da lei, mas somente a sua porta de acesso.

Durante a obra se observa que os conflitos vivenciados pelo protagonista são submetidos sobre uma relação de poder de um homem para outro, de maneira irracional dentro dos ditames do sistema. A alienação é a consequência do excesso burocrático da racionalização, que é demonstrada pela instabilidade psicológica do personagem na dramaturgia. Este protagonista é um personagem esférico que demonstra suas digressões emocionais através do medo, da desorientação, da coação, da fragilidade, da culpa e do sofrimento. A perda da autonomia civil ao ser acusado injustamente sem a possibilidade de defesa. O incomodo de não compreender a realidade do que foi acusado, e aproximação com os absurdos que vivencia de uma realidade que beira a loucura, a insensatez e a subordinação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (218.9 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com