TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é o sistema de direito comum e o que é o sistema de direito civil

Ensaio: O que é o sistema de direito comum e o que é o sistema de direito civil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Ensaio  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2

Flávio e Aline, dois alunos iniciantes do curso do nosso Direito, entusiasmados com os estudos jurídicos, discutiam sobre a forma como os diversos países organizavam suas justiças a fim de obterem solução os conflitos sociais que, inevitavelmente, surgem todos os dias.

Flávio defende a tese de que um sistema de direito tem que se basear na vontade de quem faz a lei (legisladores) prevendo situações futuras, sendo que ao juiz caberia tão somente aplicar as regras produzidas por estes, Já Aline, por outro lado, entende que só diante do caso concreto é possível construir as regras, ou seja, a posteriori pois cada caso tem suas particularidades. Além do mais, Aline entende que os juízes são mais confiáveis, enquanto Flávio defende a tese de que o legislador democraticamente escolhido pelo povo é que deve produzir as normas.

Vá ao Google e pesquise sobre o que vem a ser o sistema de Common Law e o que vem a ser o sistema de Civil Law (também chamado de sistema romano-germânico). Depois, responda:

a) Quem defendeu a tese usada pelos adeptos da Common Law e quem defendeu a tese usada pelos adeptos da Civil Law? Por quê?

RESPOSTA: Flávio defende a tese da Civil Law, pois ele acredita que com as leis feitas pelos legisladores é mais fácil de saber agir em casos futuros, já a Aline defende a tese do Common Law, acreditando que se baseando nas leis já prontas, cada caso deve ser tratado de forma diferente.

b) Por que se usa a denominação "sistema romano-germânico"?

RESPOSTA: Seu sistema se teve inicio na Idade Média e Moderna, quando houve a guerra e os obrigou a um convívio forçado, entre romanos e germanos invasores (os bárbaros), que acabaram os levando a aplicar ordenamentos jurídicos nesses povos.

c) Qual dos sistemas se vincula a tradição jurídica portuguesa e, por consequência, a tradição jurídica brasileira?

RESPOSTA: O Civil Law.

Resolva a questão objetiva 1 do capítulo 1 de seu Livro Didático.

RESPOSTA: Letra C)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com