TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Casos Concretos

Por:   •  16/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estácio[pic 1]

Disciplina: Fundamentos das Ciências Sociais

Prof.ª: Olívia Maria

Curso: Direito

  • Casos concretos – 1 ao 6________________________________________
  • Caso concreto 1

Questão discursiva:

Resposta: a principal diferença entre o senso comum e o pensamento físico científico é que no senso comum não há a necessidade de um parecer técnico para comprovar o que está sendo falado.

No senso comum o saber que se extrai é a adquirido com base em experiências vividas, compreendendo hábitos, costumes, tradições e entre outros.

 Já no pensamento científico, este, busca a verdade em tudo por meio de comprovações. Trata-se de uma ciência objetiva buscando critérios para a descoberta da verdade.

Exemplos:

Senso comum: gato preto dá azar.

Pensamento científico: a terra gira em torno do sol com um período de 24 horas.

Questão objetiva:

Resposta: E

  • Caso concreto 2

Questão discursiva:

 Resposta: Para Roberto da Matta a compra a complexidade da matéria-prima das ciências sociais está no plano de causa causalidade, onde tais matérias são consideravelmente complicadas e que podem suceder de ambientes diferenciados.

Questão objetiva:

Resposta: A

  • Caso concreto 3

 

Questão discursiva:

  1. - Resposta: o método utilizado foi o trabalho de campo este método consiste na investigação dos costumes culturais da sociedade selvagem o que antes era observado de longe sendo sua principal ferramenta a coleta de dados.

  1. - para Franz Boas o relativismo cultural era compreender a visão do outro valorando a diversidade cultural, acreditando que cada sociedade tinha sua particularidade.

Questão objetiva: 

Resposta: D

 [pic 2]

  • Caso concreto 4

Questão discursiva:

1.1 - Resposta: se refere há uma pluralidade cultural harmônica, este termo o multiculturalismo é utilizado para explicar como sociedade de culturas distintas conversem entre si.

  1. - As ações que valorizam a diversidade cultural são as chamadas ações afirmativas no qual versão combater qualquer tipo de discriminação investindo recursos a grupos considerados e excluídos.

       Exemplo: bolsa de estudo, cotas.

  • Caso concreto 5

Questões discursivas:

  1. Resposta: eram vistas como inferiores, em razão dos darwinistas, que defendiam a ideia de uma superioridade natural dos povos europeus sobre os outros.

1.2 -  embasava na influência do Darwinistas sociais, tendo como papel levar a “missão civilizadora” para os países europeus e utilizando essa mesma visão para mascarar a conquistar e a dominação.

Questão objetiva:

Resposta: C

  • Caso concreto 6

Questão discursiva:

I - Resposta: definiu como uma física social, a ciência que toma os modelos da biologia e explica a sociedade como uma estrutura coletiva. Desta forma, acreditava que os conhecimentos e métodos utilizados pelos cientistas naturais também eram válidos para explicar e interferir nos fenômenos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (103.5 Kb)   docx (57.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com