TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula 1 Direito penal III

Ensaio: Plano de aula 1 Direito penal III. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Ensaio  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3

Plano de aula 1 Direito Penal III

QUESTÃO 1. 

  Claudionor, Alex e Adalberto, com unidade de vontade e desígnios, no dia 05 de março de 2010, por volta das 23h, mediante o arrombamento do cadeado do portão e da fechadura da porta da cozinha da residência de Ademilson e Luísa, conforme laudo acostado a fls..., subtraíram um edredom, um jogo de cama, duas toalhas de banho e outras roupas não identificadas.

         Ademilson acordou assustado com o barulho e conseguiu identificar os agentes no momento em que empreenderam fuga, razão pela qual registrou a ocorrência na Delegacia de Polícia, bem como identificou os agentes no curso do inquérito criminal. Ainda, apurou-se que os agentes associaram-se em quadrilha para o fim de cometer crimes (delito a ser apurado em autos próprios, sob o n...)

        Dos fatos narrados Claudionor, Alex e Adalberto foram denunciados pela suposta prática do delito tipificado no art.155, §§1º e 4º, I e IV, do Código Penal. Inconformados, impetraram Habeas Corpus com pedido de liminar com vistas ao trancamento da ação penal sob o argumento de atipicidade de conduta face à incidência do princípio da insignificância. Ante o exposto, com base nos estudos realizados sobre o tema responda de forma objetiva e fundamentada:

a)      A capitulação da conduta constante na denúncia está correta?

Os crimes cometidos pelos Réus são caracterizados corretamente na letra da lei. No entanto, os dois parágrafos contem majorativas de aumento pena, que os tornam independentes do caput. Por isso, apenas um poderia ser aplicado. Sendo assim, os réus poderiam ser sentenciados por furto qualificado conforme rege o art. 155 em seu parágrafo 4.º - A pena é de reclusão de 2 a 8 anos, e multa, se o crime é cometido : I : com destruição ou rompimento de obstáculo à subtração da coisa; IV – mediante concurso de duas ou mais pessoas.

b) A ordem de habeas corpus deve ser concedida?

Não . Pois o trio violou todos os requisitos necessários para aplicação do principio da insignificância ou da bagatela que são : (a) a mínima ofensividade da conduta do agente, (b) a nenhuma periculosidade social da ação, (c) o reduzidíssimo grau de reprovabilidade do comportamento e (d) a inexpressividade da lesão jurídica provocada (exemplo: o furto de algo de baixo valor).

 QUESTÃO 2.  Em relação ao delito de furto, analise as assertivas abaixo e assinale a opção correta:

I.                   O bem jurídico-penal é o patrimônio, contemplando, neste caso, não só a propriedade, mas, também a posse da coisa móvel.

II.                Para se caracterize o furto de uso, conduta atípica é necessário que o bem seja infungível, a ausência de especial fim de agir de assenhoreamento definitivo para si ou para outrem e que haja restituição imediata e integral ao sujeito passivo.

III.             Res nullius e res derelicta são coisas que não podem ser objeto de furto, todavia a res desperdicta pode ser objeto de furto.

IV.             O delito se consuma quando a coisa subtraída passa para o poder do agente, mesmo que num curto período de tempo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com