TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimentos Ordinário

Por:   •  22/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 3

São diversas as diferenças entres os procedimentos que aqui elucidaremos, como por exemplo, as citações, as testemunhas, a celeridade do processo, as alegações finais entre outras possibilidades.


No procedimento comum sumário é preciso verificar se a pena máxima cominada é inferior a 4 anos, pois se a pena for igual ou superior a 4 anos seu procedimento será o ordinário. Diferente do que ocorre no procedimento sumaríssimo onde são julgados aqueles crimes de menor potencial ofensivo e a pena máxima não ultrapassar  2 anos.

O procedimento para o oferecimento da peça inicial ( denuncia e queixa crime) é o mesmo para os comuns sumário e ordinário, os requisitos estão elencados no artigo 41° do CPP, após o oferecimento da denuncia, os autos serão remetidos ao juiz e terá as possibilidades de receber a denúncia( não cabe recurso) ou rejeita-la( desta cabe Rese). Ao aceitar, mandará que cite o acusado para que no prazo de 10 dias apresente a resposta, essa citação será feita pessoalmente ou quando não encontrado por edital, se encontrado pessoalmente e não dada resposta em 10 dias o juiz terá a liberdade de nomear um defensor público para representa-lo, caso citado por edital e não tenha dado resposta o juiz vai determinar a suspensão do processo.

No momento da denúncia é que se deve arrolar as testemunhas sob pena de preclusão, no procedimento comum sumário poderá arrolar até 5 testemunhas, já no ordinário até 8 testemunhas. Logo após, o  processo volta a conclusão para que o juiz faça o saneamento e determine a audiência de instrução e julgamento.


A audiência deverá ocorrer no prazo de 60 dias(procedimento ordinário) e, em regra, haverá uma única audiência. Há exceções prescritas em lei:

número de acusados for alto, causa complexa ou deferida diligência complementar. Ressalta-se que a audiência no procedimento sumário deverá ser em 30 dias.

Não havendo as exceções previstas o juiz ouvirá as alegações finais, onde cada parte tem 20 minutos prorrogáveis por mais 10. Existe a possibilidade quando houver complexidade do caso converter as alegações finais em memorias no prazo de 5 dias.

O que ocorre no procedimento sumaríssimo é que antes do surgimento de uma ação penal, se o sujeito for preso em flagrante, poderá ser lavrado um TC (termo circunstanciado) onde ele assina um termo e compromete-se a comparecer em audiência na data e horário determinados, assim não poderá ser preso em flagrante e nem determinar fiança.
Em relação a citação, o procedimento sumaríssimo só comporta a citação pessoal por meio de oficial de justiça, não se admite a citação ficta( edital) por se tratar de um procedimento mais célere  e também não se admite carta rogatória.
Na primeira fase de audiência é tentado a conciliação ( no ordinário e sumário não existe essas possibilidades) entre a vítima e o acusado, com a intenção de se chegarem a reparação do dano e, também entre o MP e o acusado, aqui dispensa-se a vítima, caso não tenha conciliação, procederá a denúncia de forma oral. Nesta fase deverá arrolar-se as testemunhas, a lei não dispõe, mas, parte da doutrina diz que pode até 3 testemunhas e a outra parte até 5 testemunhas.

Oferecida a denúncia será designada audiência de instrução e julgamento, nesta audiência  a defesa oferecerá sua defesa prévia, neste mesmo momento o juiz apreciará a defesa, caso rejeite cabe recurso de apelação em 10 dias, se aceita, haverá a oitiva das testemunhas, interrogatório, debates orais (20 minutos prorrogáveis por mais 10), neste procedimento não há previsão legal para substituição dos debates por memoriais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com