TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL COMPLIANCE

Por:   •  14/1/2022  •  Resenha  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL

COMPLIANCE

TURMA: ONL021ZO-PODEMRR14T1

WELTON WELBER DE LIMA FERNANDES

WELTONLF@HOTMAIL.COM

Compliance em Pequenas Empresas

João Pessoa

Outubro, 2021

COMPLIANCE EM PEQUENAS EMPRESAS

Ultimamente passamos por uma intensa publicação de notícias relacionada a Compliance, seja o empresário, o investidor ou alguém que esteja por dentro de notícias políticas ou governamentais, já ouviu falar pelo menos uma única vez em Compliance.

Estamos passando por uma fase de amadurecimento da maneira de pensar e agir perante o cliente, causado pela abundância de tecnologia que temos a nosso alcance quando o assunto é vendas, seja ela de serviço ou produtos. Homeschooling, Home Office, Marketplace, essa dentre outras palavras que ouvimos constantemente hoje e que há certo tempo não sabíamos nem da existência.

Temos que levar em consideração que a pandemia nos mostrou como acelerar a adaptação a esse “novo normal” e aos novos formatos de trabalhar, estudar, fazer compras entre outras atividades, que se tornaram cada vez mais dependentes do auxílio da internet. Smartphones mais sofisticados, computadores pessoais mais práticos, entre outros aparelhos com capacidade de suprir essa demanda, principalmente nos últimos dois anos, vêm sendo cada vez mais procurados.

Com todo esse crescimento exponencial na área tecnológica vindo para suprir essa demanda em curto período, permanece uma questão sobre as pequenas empresas. Como ficam os pequenos negócios nessa disputa por espaço?

Sabemos que para implantar um programa de Compliance é necessário investimento, as vezes até acima do esperado, além da inserção dessa cultura na empresa, visto que mesmo em grandes corporações ainda não se fala em Compliance nos corredores das empresas.

Essa grande adaptação recente, seja uma câmera ligada em um quarto, reunião ou em uma sala que foi transformada em um escritório improvisado,  gera efeitos que podem, em algumas situações, se tornar um problema muito maior para empresa, um problema que devido a mudança repentina na adaptação, sequer poderia ser entendido como um possível risco aos olhos dos gestores da empresa.

A questão é que grandes empresas conseguem se blindar de problemas que estão por vim provenientes da mudança as vezes repentina de uma legislação qualquer ou de uma pandemia que nos faz mudar a forma como elaboramos devidas atividades. Já as pequenas empresas, aquele pequeno negócio criado por um casal que detém seus quinze funcionários e está na fase de grande crescimento, mesmo possuindo o mínimo de conhecimento sobre formas de prevenção a eventuais situações, não dispõem de capital suficiente para que o programa seja implementado, ou mesmo possuindo, não desprendem de um valor no qual podem fazer um investimento em seus produtos ou serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com