TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual matéria, das incluídas na "Atividade Financeira do Estado", é objeto de estudo do Direito Tributário?

Por:   •  4/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Qual matéria, das incluídas na "Atividade Financeira do Estado", é objeto de estudo do Direito Tributário?

Definido no art. 3° do CTN. A atividade financeira do Estado é regulada pelo Direito Financeiro. Essa atividade inclui a tributação, que em virtude de sua importância emprestou destaque às regras jurídicas que a disciplinam, surgindo um novo ramo do Direito, o Tributário, que se destacou do Financeiro.

  1. Qual o objeto do Direito Financeiro?

Estuda a atividade financeira do estado sob o ponto de vista jurídico. Pode-se dizer também que o direito financeiro é o ramo do direito que normatiza a atividade financeira do estado. Seu objeto material é o mesmo da ciência das finanças, ou seja, a atividade financeira do estado, que se desdobra em receita, despesa, orçamento e crédito público.

  1. O que se entende por "competência residual" no Sistema Tributário Nacional?

A competência residual tributária é exercida pela União, que, através de lei complementar, pode instituir impostos que não sejam cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados na Constituição Federal. Portanto, exigem lei complementar, devem ser não cumulativos e devem ter fato gerador ou base de cálculo diferentes dos já previstos. Fica visto que Municípios e Estados não podem criar outros impostos, além dos de sua competência privativa, pois não tem competência residual. Se o fizerem, haverá invasão de competência, própria da União. Invasão de competência porque, a competência residual é privativa da União.

  1. O que se entende por "competência privativa" no Sistema Tributário Nacional?

Na competência privativa somente o ente político indicado pela CF que terá a competência tributária para editar leis que instituam abstratamente os respectivos impostos. Com a devida observação, entretanto, na disposição do artigo 148, o qual também, inclui a instituição de empréstimos compulsórios. Portanto, a própria CF já determina previamente o rol de impostos de competência de cada ente tributante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com