TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem merece o que?

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

Quem merece o que?

    Atualmente, uma linha de pensamento que vem crescendo é o da meritocracia. Nela se afirma que influências governamentais assistencialistas são injustas, que a justiça age de forma natural, assim cada individuo conquista exatamente o que é de seu mérito.

   O pensamento dos pais das colegas de Callie segue este mesmo raciocínio. Para eles o fato de Callie ser líder de torcida mesmo não conseguindo fazer os exercícios é injusto para com as outras meninas. O texto põe em discução o papel da líder de torcida e também o papel da escola.

   Uma escola como formadora de indivíduos para a sociedade, não deveria incentivar a unidade escolar? Fazer com que as pessoas se sintam parte do todo? Talvez o potencial de Callie não esteja sendo aproveitado, mas naquele contexto está.

   Como Aristóteles afirma na sua teoria de que o melhor flautista merece a melhor flauta, podemos fazer um paralelo também com nosso sistema de educação pública.

   Programas de bolsas de estudo, como o prouni, dá bolsas de estudo aos alunos de baixa renda que tiveram as melhores notas. Por outro temos a situação das universidades federais, onde também se favorece os alunos com melhores notas, mas como neste caso não é levado em conta a renda familiar, acabam sendo favorecidas aquelas pessoas com maior poder aquisitivo, que puderam estudar em boas escolas e fazerem cursinhos. Outra situação são as cotas, onde a etnia da pessoa influencia nas oportunidades que ela receberá na vida profissional e acadêmica, mas seria justo tratar pessoas de etnias menos favorecidas da mesma forma que as mais favorecidas? Por esse motivo é tão difícil definir o que é justo, pois os pontos de vista são divergentes, mas cada um com a sua verdade.

   Aristóteles também tinha ideias polêmicas sobre escravidão  e o papel da mulher na sociedade, como também sobre natureza e seus significados. Devemos analisar de forma cuidadosa suas teorias, levando fatores sociais e temporais em consideração.

   Questões como a do jogador de golfe levou a criação dos esportes paraolímpicos, onde cada participando tem as mesmas vantagens e as mesmas deficiências de seus adversários. Situações como essa, onde as vantagens e deficiências são físicas, são mais fáceis de serem analisadas.

   O direito busca a justiça ao mesmo tempo em que busca a conveniência. Devemos sempre analisar todos os pontos de vista, e, utilizando-se de empatia, chegar a um veredito menos danoso as partes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com