TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monumentos Urbanos. Porque Foz do Iguaçu merece mais um.

Por:   •  22/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 6

MONUMENTOS URBANOS.

Podemos definir Monumento Urbano como a representação significativa para a sociedade, cidade, estado ou nacionalidade, fazendo com que a sociedade se identifique com o mesmo, remetendo o passado presente e posteriormente ao futuro. Tendo vários significados em um conjunto geral ou especifico para cada um na sociedade na qual foi inserido. Traz muitos benefícios em forma de pontos turísticos; Transformando cada monumento um marco histórico; Fazendo com que a sociedade e Turista venham a se identificar e se orgulhar do mesmo.

Notasse que em Foz do Iguaçu existe uma Ausência de bons Parques Urbanos o que se dá pela falta de investimentos políticos, ausência de segurança e ausência de preservação para os já existentes, até mesmo pelo desinteresse da sociedade para com o mesmo, tornando-se assim muito mais complicado a construção de novos.

Precisa-se reverter a situação de parques e monumentos da cidade que estão esquecidos e deixados à deriva, precisa renovar e construir novos para através deste demostrar a Cultura e a História que aqui existente, homenageando sua população, e as diversas etnias que aqui se encontram.

Até mesmo porque a cidade possui um dos mais belos monumentos naturais as Cataratas do Iguaçu, reconhecida por ser um monumento raro e de beleza cênica, tornando-se um senário único; Rica por uma diversidade biológica, abrigando diversas espécies raras. Sendo em 1986 instituída como Sitio de Patrimônio Mundial Natural, tombada pela UNESCO.

Existem diversos monumentos em todas as cidades, cada um com seus significados, a cidade de Toledo possui muitos em forma de praças e parques para lazer familiar, como nos exemplos a seguir:

01. Parque dos Pioneiros

Construído em 1996 num dos trechos do Rio Toledo, oferece à população um belíssimo lago, com uma ciclovia ao redor, um monumento em homenagem aos pioneiros, área para estacionamento e uma ponte de madeira que liga o parque à estação de tratamento de água, contendo também um parque Aquático e Academia totalmente gratuitos.

02. Leões Alados

Em 2011 o monumento dos Leões Alados em Toledo foram implantados com significado de Proteção, localizados em três pontos formando assim um triangulo imaginário cobrindo a cidade. Que foram inspirados nos Leões Alados que se encontram em Veneza.

03. Praça de Willy Barth

Marco zero do Município situa-se no centro da cidade e denominava-se Praça Barão do Rio Branco. Em 07 de maio de 1962, a Lei 259 muda o seu nome para Willy Barth em homenagem a um pioneiro que muito colaborou para o desenvolvimento de Toledo e da região. A Praça possui área de lazer, coreto e numerosa quantidade de árvores nativas da região. Encontra-se também na praça a Casa do Artesão, locais para lanches e sorveteria e uma estátua para homenagear o grande escritor Brasileiro Monteiro Lobato.

04. Parque do Povo

O parque do povo é um monumento que foi criado para espaço e lazer o monumento da pirâmide no lago do parque foi inspirada no monumento erguido no Parque Branitz, conhecido como “Die Seepyramide”, na cidade alemã de Cottbus, a pirâmide no lago toledano é uma forma de homenagear os alemães. O monumento tem 18 metros de altura e 34 metros quadrados. O parque conta com muitos outros monumentos. Ele teve sua finalização no Final de 2012.

05. Catedral Cristo Rei

A primeira Catedral foi inaugurada em 1964. A nova estrutura projetada por Emílio B. Zanon foi construída em 10 anos e foi inaugurada em 01/07/1985. O estilo inovador dá destaque ao concreto armado, harmonizado por vitrais de excepcional beleza e um altar exuberante. Três partes principais compõem o conjunto: A Catedral, a Capela do Santíssimo e a Cripta ou Capela da Ressurreição. É um monumento extremamente significativo para os católicos da cidade.

Foz deixa a desejar em Praças porem possui diversos monumentos Fascinantes, e com grande procura turística.

06. Ditadura Militar das Américas

Em 16/12/2010 foi lançada a pedra Monumento em memória as pessoas que foram vítimas da ditadura militar no Brasil e nas Américas. O monumento se localiza em frente ao batalhão onde muitos foram torturados.

07. Sentinela – Coruja

O monumento está localizado entre a avenida JK e Republica Argentina, Parece estar em um ponto estratégico entre Brasil, Paraguai e Argentina. Segundo lendas a Coruja está ali sempre vigiando, ela está sobre um livro o que diz ser sinal de sabedoria. O mesmo se encontra ali a alguns anos.

08. São Francisco

Uma das estatua mais grandes do Município, está localizada na Av. Mario Filho, a qual representava o nome do Antigo bairro que era conhecida como a Grande São Francisco, agora conhecido por Morumbi. O monumento está rodeado por uma praça, se tornando um grande ponto de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com