TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Ética a Nicômaco

Por:   •  9/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 3

ÉTICA A NICÔMACO

Aristóteles

1) Reflita sobre o seguinte: “Das coisas, a mais nobre é a mais justa, e a melhor é a saúde; porém a mais doce é ter o que amamos. (Livro I, ítem 8).

2) Para Aristóteles, a Ciência Política é a mais abrangente e influencia as demais ciências. Qual o objeto e finalidade da Ciência Política?

3) O que você entendeu por eudaimonia?

4) “...há duas espécies de virtudes, a intelectual e a moral. A primeira deve, em grande parte, sua geração e crescimento ao ensino, e por isso requer experiência e tempo; ao passo que a virtude moral é adquirida em resultado do hábito, de onde o seu nome se derivou, por uma pequena modificação essa palavra (do grego: ethos, e sua derivação ethiké).” (Livro II, ítem I). se, para Aristóteles, ser feliz é usar a razão com propriedade e fazer de tal modo que isso se torne uma virtude, a que isso se torne uma virtude, a que conclusão você chega a respeito do entrelaçamento entre as duas virtudes citadas aqui nesta parte?

5) Por que, para Aristóteles, o meio-termo é importante? Você concorda com a ética aristotélica do ”meio termo”, isto é, nem a negação e nem o excesso? Por que Explique a sua resposta.

6) O que significa: “Em todas as coisas, contra o que mais devemos nos precaver é o prazer e o que agradável, pois não podemos julgá-lo com imparcialidade”.

7) O que são ações e paixões e as suas naturezas? (Livro III)

8) Defina a coragem e temperança na ética aristotélica.

9) Dentro da filosofia mediana aristotélica, se a “calma é o meio-termo em relação à cólera, qual seria o outro extremo? (Livro IV).

10) Lendo o penúltimo parágrafo do ítem 7 do Livro V, defina ato injusto ou justo e injustiça e justiça. Depois, analise o que segue: “Tanto na ação como na passividade é possível participar acidentalmente da justiça e, do mesmo modo, evidentemente, da injustiça.” (Livro V).

11) Relacionado à arte como Aristóteles explica a mesma como produção e não como ação? (Livro VI).

12) Por que as pessoas “ignorantes” são mais práticas que aquelas que têm sabedoria teórica? (Livro VI).

13) Por que, pelo discernimento, os seres humanos se tornam “juízes” de si mesmos? (Livro VI ítem 11).

14) “...as pessoas afeitas a tramar contra outras são mais criminosas. Entretanto, um homem colérico não é dado a conspirar, nem o faz a própria cólera, que é aberta e franca; enquanto a natureza do apetite é revelada pelo dizem Afrodite ´filha de Chipre, tecelã de astúcias`, e pelos versos de Homero, falando de cinco bordados de Afrodite: e ali estão sussurros de amor, tão sutis que roubam a razão aos mais sábios espíritos.” O que Aristóteles pretende mostrar com esse seu argumento? Livro VII, ítem 6).

15)  O hábito é adquirido pela prática, até fazer-se próprio da natureza humana? (Livro VII, item 10).

16) Interprete: “...quando a amizade é por prazer ou interesse, até os maus podem ser seus amigos uns dos outros, ou os bons podem ser amigos dos maus,  ou aquele que nem é bom e nem mau pode amigo de qualquer tipo de pessoa; mas pelo são por si mesmos, só os homens bons podem ser amigos. De fato, as pessoas más não se deleitam com o convívio uma com as outras, salvo se essa relação lhes traz algum proveito.” (Livro VIII, item 3).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (116.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com