TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDES COOPERADAS

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.823 Palavras (8 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 8

REDE PÚBLICA DE COOPERAÇÃO

HERMENEGILDO SANTA CRUZ NETO

             A gestão de redes públicas de cooperação é um assunto instigante, as redes de cooperação são grupos de pessoas ou instituições que se ajudam trocando informações, influências e aprendizado profissional para atingirem o objetivo de serem competitivas no mercado, podem ser redes de cooperação pesquisadores que estudam um assunto, correspondências internacionais para a mídia, organizações preocupadas com questões sociais e ambientais, mas o fato de se ajudarem não significa que não competem entre si, competição existe, mas devem ter muito cuidado para não atingir o objetivo da cooperação. Para que uma rede seja sustentável ela tem que ter mais cooperação que competição, é evidente que se a competição for maior que a cooperação a rede não se sustenta.


            As redes de cooperação possuem diversos formatos, diversas naturezas e nas redes públicas a competição aliada á cooperação assume uma complexidade maior, a governança e a gestão pública são mais difíceis de serem efetivas quando o assunto é cooperação.

             A rede pública de cooperação é aquela que se tece com a mobilização de pessoas físicas e/ou jurídicas a partir da percepção de um problema que rompe ou coloca em risco o equilíbrio da sociedade ou as perspectivas de desenvolvimento sustentável local com destaque para questões sociais, ambientais e institucionais.Temos também as redes de mercado que se unem pela co

              A rede que será demonstrada tem como foco o desenvolvimento da agricultura familiar, trata-se do PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, que foi criado no ano de 1996 através do Decreto nº. 1.946 de 28/06/96, o Pronaf é a primeira política pública diferenciada em favor dos agricultores familiares brasileiros, é considerada uma conquista dos movimentos sociais e sindicais de trabalhadores rurais nas últimas décadas. O Pronaf tem permitido a massificação ou socialização do acesso ao crédito de custeio para considerável número de agricultores familiares.

               Essa rede se estende por todo o país, que busca fixar as famílias em suas propriedades, evitando assim o êxodo rural, o fortalecimento da agricultura familiar como segmento gerador de postos de trabalho e renda, é planejado para ser implantado de forma descentralizada, tendo como elementos de execução os agricultores familiares e suas organizações. O Pronaf destina-se ao apoio financeiro das atividades agropecuárias, turismo rural, produção artesanal, agronegócio familiar e prestação de serviços no meio rural, o Ministério de Desenvolvimento Agrário, diz que o Brasil vive um ciclo de crescimento econômico e social marcado pela distribuição de renda e inclusão social. Com a abertura econômica a parti da década de 1990 e a grande variedade de produtos, teve como um dos pilares a agricultura familiar, que impulsiona o desenvolvimento sustentável no meio rural. Fundamental para a segurança alimentar e a economia do País, a agricultura familiar produz 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros e responde por mais de 74% do pessoal ocupado no campo, conforme Ministério de Desenvolvimento Agrário, o que possibilita o acesso de muitas pessoas a uma alimentação saudável, através de programas que incluem na alimentação das escolas, creches, entre outros o fornecimento direto de produtos dessas propriedades administradas pelas famílias.

                 O Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012 aperfeiçoou as políticas públicas implantadas, buscando atender a três objetivos: aumento da produção de alimentos, geração de renda no campo e organização econômica dos agricultores familiares, assentados da reforma agrária e povos e comunidades tradicionais, na sua totalidade são mais de 4,3 milhões de unidades produtivas. As características do Brasil como um país agrícola, vêm desde seu descobrimento, esse perfil demonstra que a base para o desenvolvimento se configura na família, que em sua pequena propriedade produz alimentos e produtos para sua subsistência, fortalecendo as pequenas áreas rurais.

               As ações desenvolvidas pelo Pronaf envolvem negociações de políticas públicas com órgãos setoriais, financiamento de infra-estrutura e serviços públicos nos municípios, financiamento da produção da agricultura familiar (por meio de linhas de crédito rural) e profissionalização dos agricultores familiares. O Plano estende-se aos agricultores de todo o país. Conforme estudo realizado pela Comissão Econômica para America Latina e Caribe (CEPAL), o PRONAF tem por objetivo proporcionar o aumento da produção agrícola, a geração de ocupações produtivas e a melhoria da renda e da qualidade de vida dos agricultores familiares. É um dos principais suportes de assistência técnica e de difusão tecnológica para o setor agropecuário. (CEPAL, 2003). Com a criação do Pronaf, o cenário que antes era de domínio dos grandes produtores rurais, e acabavam por discriminar os pequenos produtores que tinham dificuldades de acesso a linhas de crédito e aquisições de insumos para o fortalecimento de sua propriedade e geração de renda, passou a contar com um programa que incentiva a permanência dessas famílias de pequenos produtores em suas terras e lhes dão acesso às linhas de crédito e promovem a ampliação da renda e conseqüentemente a socialização de todos com geração de riquezas. O Pronaf impulsionou a agricultura familiar, e vem desenhando um novo cenário no meio rural. Hoje as pequenas propriedades rurais têm industrializado sua produção ofertando grande variedade de produtos e disponibilizando-os as comunidades locais.

            Desta forma, observa-se que o pequeno produtor rural tem conseguido agregar valor ao negócio da família. A rede que se formou com a agricultura familiar por meio das ações praticadas pelo governo e das políticas públicas adotadas, possibilitou a fixação dos pequenos produtores em suas terras, reduzindo a migração dessas famílias para as cidades. Evidencia-se, assim, a importância da gestão pública, pois são através de políticas de incentivo ao setor agrícola, que as ações são conduzidas de forma justa e sem privilegiar grupos, dando condição de igualdade as famílias, que sem a intervenção do poder público ficariam marginalizadas e excluídas.

                  Os atores dessa rede são gestores públicos, instituições de crédito, produtores rurais, sindicatos, ONGs, órgãos ligados a agricultura, etc.

1.  Apresente uma rede pública de cooperação (pura ou híbrida), respondendo:

a) - Como ela se enquadra nos três campos: Estado e Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Produção e Circulação?

R: No campo Redes de Estado ou de Políticas Públicas ocorre quando a rede, se associa a órgãos da estrutura do Estado, nas diversas instâncias, ou destas com organizações não estatais, devidamente autorizadas na forma da lei para prestação de serviços públicos descentralizados ou terceirizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com