TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação sobre racismo

Por:   •  7/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  1.816 Visualizações

Página 1 de 2

   Ao longo do processo de formação do Estado brasileiro, século  XVI ao XIX,o pensamento racista consolidou-se e permaneceu forte. Os negros eram visto, de maneira mais intensa na transição entre a Idade Moderna e a conteporânia,como inferiores aos brancos,tendos o  direito, a liberdade conquistada, em 1888,com a lei aurea.Com isso, surge a problemática da persistência do racismo ,dessa logica excludentes, que persisti intrinsecamente ligada a realidade do pais, seja pela insuficiência de leis, seja pela lenta mudança de mentalidade social.

 É indubitável que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas do problema. De acordo com Aristóteles politica deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça o equilíbrio seja alcançado dentro da sociedade. De maneira análoga, é possível perceber  que, no Brasil, a persistência do racismo rompe essa harmonia, haja vista que, a lei Afonso Arino, tenha sido um grande progresso  em relação ao racismo. Ha brechas que permite a ocorrência de crimes, principalmente  por meio de redes sociais.Evidencia-se a importância do reforço  da pratica de regulamentação como for  ma de combate a problemática.

 Outrossim, o preconceito como impulsionador da violência contra  os negros.Segundo Durkheim, fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade  e coercitividade.Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que o preconceito pode ser encaixado na teoria do sociólogo, uma  vez que,  uma criança vive em uma família com esse comportamento, tende a adotá-lo também por conta da vivência em grup.Assim,o fortalecimento do pensamento da exclusão racista ,transmitido em geração a geração, funciona como forte base dessa forma de racismo, agravando o problema no Brasil.

  Entende-se portanto, que a continuidade do racismo contra os negros na contemporaneidade e fruto da ainda fraca eficácia das leis e da permanência do preconceito como intenso fato social. fim de atenuar o problema, o Governo Federal deve elaborar um plano de implementação de novas delegacias especializadas nessa forma de racismo, aliado a esfera estadual e municipal .Além de aplicar campanhas de abrangência nacional  juntos as emissoras abertas de televisão como forma  de estimulo a denuncia do racismo.Dessa forma,combase no equilíbrio proposto por Aristoteles,esse fato social será gradativamente minimizado no pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com