TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Oficina 2013

Por:   •  2/10/2020  •  Resenha  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 5

Marina de Moraes Meneguim Silva                                              RA: 7866726.

 

A OFICINA 2013

 

O vídeo em questão retrata onde se originou o conflito, a partir de um conserto de um veículo em uma oficina orçada inicialmente em um determinado valor, e cobrado após o serviço, o dobro. Isso gerou certo descontentamento e inconformidade por parte da cliente, a ponto de que a mesma se recusasse a pagar o valor conferido a ela, levando a mesma verbalizar palavras ofensivas ao funcionário que lhe atendeu. Existia uma relação antiga de amizade entre os familiares do dono da oficina e da cliente, uma relação de confiança entre eles, inclusive o tio da cliente fez muitas indicações ao trabalho do dono da oficina, que prosperou muito em função das indicações feitas por ele e, portanto, Dra Telma exigia uma maior atenção por parte do Plinio, dono da oficina.  

O mediador chama-se André. André inicia explicando o que é a mediação, quais seus objetivos e como serão as etapas da sessão, ressaltando agir de forma imparcial, para que seja um processo informal, no qual as partes possam dialogar e explicar seus direitos e suas expectativas sobre o ocorrido abertamente, afim de ser um facilitador e auxiliá-los para encontrar possíveis soluções diante da situação em que encontravam. Trata-se de uma mediação pré processual. Explica por fim, que as partes podem expor seus pensamentos e têm a oportunidade de solucionar questões importantes de modo cooperativo e construtivo. Criando-se uma oportunidade e o espaço adequado para solucionar questões conflituosas. Bem como sem forçar o acordo durante a negociação. Explica também que as fases da mediação não precisam necessariamente de uma sessão para cada, irá depender de como o conflito se desenrolará. Todas elas podem acontecer em apenas uma sessão ou em mais de três sessões. Antes de começar a sessão o mediador explica algumas regras que devem ser seguidas durante o processo da mediação, dá a ciência da confidencialidade, observando a exceção no caso de se acontecer um crime durante a sessão. Respeitando o disposto no § 3º Artigo 30 da Lei nº 13.140 de 26 de Junho de 2015.  

As partes estão sentadas no campo de visão do mediador, então dá-se seguimento a sessão perguntando primeiro como as partes gostariam de ser chamadas, isso demonstra uma conexão, de forma que o mediador os colocará dentre as pessoas próximas dele. Ressalta também um ponto muito importante: quando um falar o outro deve escutar sem interrupções, novamente informa sobre o sigilo, ressaltando que tudo o que for dito durante a sessão não será dito a ninguém. Explicando que haverá uma sessão individual, se necessário. Por fim, pergunta se as partes têm alguma dúvida referente ao que foi dito. Dando por concluído a primeira etapa da pré mediação, em esclarecimentos, apresentações e o termo inicial de abertura.

 Em seguida, as narrativas dos acontecimentos, combinando a ordem das falas, explicando o motivo da escolha no qual será a quem procurou o CEJUSC primeiro para expor a situação. Após a primeira fala, o mediador André faz um resumo do que foi dito, o mesmo será feito com a segunda parte. O mediador entre fase das narrativas, escuta bem os interesses e as necessidades das partes e as anotam.  

André utiliza palavras moderadas, tom pacífico e gestos cordiais, enfatiza sobre o progresso em que as partes concordam dando seguimento a sessão. Após as narrativas conjuntas, o mediador faz sessão individual, tendo duração de 10 minutos com cada um, busca mais escutar do que falar, sempre demonstrando compreensão e reforçando a importância das informações trazidas ali. Após escutar, pede para que a parte reanalise suas ações e o que poderia ter feito diferente naquela situação. Logo após pergunta para a parte se algo do que foi dito ela prefira que não seja comentada com a outra. Da mesma forma faz a sessão individual com a outra parte, agindo de forma mais igualitária possível, solícito e agradecendo a colaboração. Importante dizer que Dra Telma em nem um momento reclamou do serviço prestado em seu veículo, inclusive durante as sessões individuais faz elogios ao mediador referente ao serviço prestado pela oficina de Plinio. Deixa claro que a insatisfação foi pela forma em que foi atendida na oficina, a quem tinha muita confiança e também expõe sua inconformidade da alteração do valor orçado inicialmente, sem o relato detalhado do serviço prestado para chegar ao valor final.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com