TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reposta a acusação

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA XX DA COMARCA DE JOINVILLE – SC.

Autos nº: .......................

TEM QUE QUALIFICAR NOVAMENTE

FULANO, brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CTPS n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

          FULANO, já qualificado nos autos em epigrafe, vem via de seu procurador e advogado (instrumento de mandato em anexo), inconformado com a denúncia apresentada pelo representante do Ministério Publico, apresentar RESPOSTA À ACUSAÇÃO, nos termos do art. 396-A, do Código de Processo Penal, pelas razões que seguem:

  

       1. Síntese da Denuncia e Realidade dos Fatos

       Relata O representante do “parquet” que dia 06 de Fevereiro de 2013, por volta das 15hs, na Av. Procópio Gomes 249, no interior da loja Havan - nesta cidade e Comarca, o denunciado FULANO em companhia da adolescente CICLANA, teriam subtraído 10 itens de vestuário totalizando R$ 437,00, conforme ficou registrado no Auto de Prisão em Flagrante  (fls. 14)

A suposta ação delituosa teria sido monitorada pelo fiscal da loja Havan, que em seu depoimento na fase inquisitória, (fls. 05 do APF) afirmou que o fato foi registrado eletronicamente.

 

2 - Da Rejeição Liminar da Denúncia:

Inépcia da inicial acusatória.

        Verifica-se que na inicial acusatória, não preenche os requisitos exigidos em lei, pois falta o lastro probatório mínimo que comprove a conduta típica do denunciado, não cumprindo o requisito da justa causa, condição essencial da ação penal, conforme inteligência do Art. 395,III do CPP.

Ainda na exordial acusatória o Membro do Ministério Público limitou-se a narrar os fatos superficialmente, não conferindo ao denunciado o direito de  exercer plenamente sua defesa. Nesse norte, ensina Guilherme de Souza Nucci, que a denuncia é Inepta quando: 

      “... configura-se a inépcia da peça acusatória quando não se prestar aos fins aos quais se destina, vale dizer, não possuir a menor aptidão para concentrar, concatenadamente, em detalhes, o conteúdo da imputação, permitindo ao réu a exata compreensão da acusação, garantindo-lhe, assim, a possibilidade de exercer o contraditório e a ampla defesa. Dentre outros fatores, são geradores de inépcia: a) a descrição de fatos de maneira truncada, lacunosa...” (NUCCI, 2008)

      Sendo assim, pugna a defesa pelo trancamento da ação penal, pois a denuncia não preenche os requisitos do art. 41 do Código de Processo Penal.  

   3. Do Mérito:

        Com relação consubstanciação do fato a norma penal, verifica-se que o denunciado, de fato, não cometeu nenhum dos tipos penais anunciados na denúncia. Pois fica cristalino nos depoimentos colhidos pela Autoridade Policial que a inimputável CICLANA foi a real autora do delito de furto, Pois em seu depoimento a menor se contradiz, afirmando que foi ela quem apanhou os objetos no interior da loja e colocou em sua bolsa. Vide fls. 67 do Auto de Prisão em Flagrante nº XX.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (169.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com