TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reposta AVA Desenvolvimento Economico

Trabalho Escolar: Reposta AVA Desenvolvimento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  2.647 Palavras (11 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 11

AULA TEMA: Desenvolvimento Econômico - Conceitos Principais e Realidade Atual

Notas: 1

1) Assinale a alternativa abaixo que discrimina a ordem correta das etapas de desenvolvimento propostas por Rostow:

Resposta correta: Sociedade tradicional; pré-requisitos para o arranco; arranco; crescimento autossustentável; idade do consumo de massa.

Comentário resposta correta: Nas outras alternativas, a ordem foi trocada, iniciando a resposta por etapas mais avançadas do processo de desenvolvimemento. Para Rostow, uma sociedade tradicional é baseada na agricultura. A indústria vai crescendo paulatinamente nas demais fases e, por fim, chega ao consumo de massa.

Correto

2) Qual das frases abaixo define corretamente subdesenvolvimento?

Resposta correta: Situação inferior do sistema econômico-social de um país em relação aos padrões econômicos das nações industrializadas.

Comentário resposta correta: O subdesenvolvimento é uma forma de comparar as condições das nações em termos de industrialização, crescimento econômico e bem-estar social. As nações subdesenvolvidas são atrasadas. Não se deve pensar apenas na agricultura, nos serviços ou no sistema político como indicadores de subdesenvolvimento. As nações subdesenvolvidas estão, em sua maioria, na América Latina, Ásia e África.

Correto

3) As quatro frases abaixo estão relacionadas ao índice de Gini de alguns países estudados nesta aula-tema. Faça uma leitura cuidadosa e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) I. O país com a pior distribuição de renda do mundo em 2000 era Serra Leoa, com índice de Gini 62,9.

( ) II. O país com a melhor distribuição de renda do mundo é a Noruega, cujo índice de Gini é 25,8.

( ) III. A China melhorou a sua distribuição de renda, pois seu índice de Gini saiu de 40,3 em 1995 para 44,7 em 2000.

( ) IV. A Rússia piorou a sua distribuição de renda, pois seu índice de Gini passou de 48,7 em 1995 para 31 em 2000.

Resposta correta:V, V, F, F.

Comentário sobre a resposta correta: As frases I e II são corretas. As frases III e IV trazem o dados do indice de Gini corretos, mas as afirmações sobre a evolução da distribuição de renda está invertida. A Rússia melhorou a sua distribuição de renda e a China teve piora.

Corretoas: 1

4) Leia as frases a seguir sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F). Em seguida, assinale a alternativa que descreve corretamente que frases são verdadeiras e quais são falsas, seguindo a ordem das frases.

( ) I. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi desenvolvido em 1990 pelo economista Mahbub ul Haq, com a colaboração de Amartya Sen, com a finalidade de medir o crescimento da população dos países.

( ) II. Trata-se de um índice que considera o Produto Interno Bruto per capita (PIB per capta ou renda per capta), a expectativa de vida e a educação como fatores importantes para entender o nível de desenvolvimento humano de um país.

( ) III. Deve-se mencionar que o IDH inclui indicadores importantes, como o respeito pelos direitos humanos, a democracia e a desigualdade socioeconômica.

( ) IV. O IDH varia de 0 (nenhum desenvolvimento humano) até 1 (pleno desenvolvimento humano).

( ) V. Países com IDH de até 0,499 são de baixo desenvolvimento humano. De 0,5 até 0,799, de médio desenvolvimento, e acima de 0,8, de alto desenvolvimento.

Resposta correta: F, V, F, V, V

Comentário resposta correta: As alternativas I e III são falsas. Na primeira, seria correto dizer que o índice mede o desenvolvimento humano e não o crescimento da população. Na segunda, seria correto dizer que o índice não inclui aspectos como direitos humanos, democracia e desigualdades socioeconômicas

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

AULA 2: Projeto de Desenvolvimento para a América Latina

1) Que frase abaixo define corretamente as funções da CEPAL?

Escolher uma resposta.

a. Instituição de pesquisa voltada para o desenvolvimento dos mercados financeiros e acionários nos países da América Latina.

b. Uma instituição fundada por economistas Latino-Americanos nos anos 1940 para pensar o desenvolvimento humano do mundo e de suas regiões, além das relações comerciais entre os eixos leste-oeste.

c. Instituição que participou de forma incisiva na formulação de polÍticas industriais e de tecnologia da informação para os países centrais.

d. Comissão da qual participam vários cientistas, entre médicos, físicos e sociólogos, cujo foco é a elaboração de politicas para os sistemas educacionais e de saúde pública na América Latina.

e. Entidade formada por pensadores da socioeconomia que tem por missão discutir e fazer propostas para a superação do Subdesenvolvimento da América Latina.

Resposta correta: Entidade formada por pensadores da socioeconomia que tem por missão discutir e fazer propostas para a superação do Subdesenvolvimento da América Latina.

Comentário resposta correta: Muito bem! Todas as frases tratam de aspectos corretos

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2

Notas: 1

2) Sobre a Competitividade, julgue se os seguintes itens são corretos ou incorretos.

I – Competitividade é a característica do que é competitivo. Em termos econômicos a competitividade vem dos preços das mercadorias, qualidade, disponibilidade, prazo de entrega etc.

II – Competitividade Espúria é a competitividade obtida com o uso de recursos ilícitos e imorais.

III – Competitividade autêntica é obtida com o uso adequado de recursos produtivos disponíveis e respeitando as leis trabalhistas, tributárias, ambientais etc.

IV – Competitividade é definida como os ganhos nas relações de comércio.

É correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. Apenas o item IV está incorreto.

b. Todos os itens estão corretos.

c. Todos os itens estão errados.

d. II, III e IV estão corretos.

e. Somente os itens II e III estão corretos.

Resposta correta: Apenas o item IV está incorreto.

Comentário resposta correta: Parabéns! Você pode verificar no arquivo de conceitos fundamentais que todas as frases trazem a definição correta de competitividade e de suas variações, com exceção do item IV.

3) Com base nos conhecimentos sobre o processo de industrialização obtidos nesta aula, julgue as seguintes frases como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois marque a alternativa que corresponde à sequência correta, na ordem das frases.

I – As economias latino-americanas conseguiram conciliar a exploração econômica dos recursos primários juntamente com uma indústria de razoável nível técnico, o que propiciou o avanço do seu processo de industrialização concomitantemente ao resto do mundo.

II – Industrialização é um processo histórico-social por meio do qual a indústria fabril se torna o setor predominante da economia de um país.

III – A industrialização começou na Inglaterra com a Revolução Industrial, espalhando-se depois pela Europa, Estados Unidos e Japão, e, mais tarde, por países da América Latina e Ásia.

IV – O processo de industrialização caracteriza-se pela formação de um núcleo de indústria pesada, produtora de matérias-primas básicas e de máquinas-ferramentas (indústrias de base) e alimentadora de todo o parque industrial.

Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta.

Escolher uma resposta.

a) F, V,V,V

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

d. F, V, V, V

e. F, F, V, V

Notas: 1

4) Sobre o progresso técnico, é correto afirmar:

Escolher uma resposta.

a. É uma deficiência grave das economias avançadas, como os EUA e a Alemanha.

b. É definido pelos avanços no sistema educacional e pela especialização de uma economia.

c. Foi característica marcante da industrialização latino-americana.

d. É o desenvolvimento para melhor das técnicas de produção de uma empresa, indústria ou da economia de um país.

e. Está presente nos países subdesenvolvidos, pois estes baseiam sua competitividade na geração, difusão e adoção de progresso técnico.

Resposta correta: É o desenvolvimento para melhor das técnicas de produção de uma empresa, indústria ou da economia de um país.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta alternativa trata da definição de progresso técnico e de constatações das pesquisas da CEPAL tratadas no resumo.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Aula-tema 03: Desenvolvimento Econômico da China

1) Leia as afirmativas abaixo e escolha aquela que se refere corretamente à história da China.

Escolher uma resposta.

a. Assinou o tratado de Tordesilhas com a Espanha.

b. No período recente, a China tem apresentado forte redução da pobreza e melhoria acentuada nas condições de vida da população, situando o país entre os melhores do mundo nesse quesito.

c. A China é uma das civilizações mais antigas do mundo com existência contínua, mas só teve o seu crescimento econômico mais acentuado a partir de 1976 com as reformas implantas por Deng Xiaoping.

d. Existem documentos sobre a fundação de Cidades-Estado independentes que foram unificadas por volta de 221 A.C. No entanto, até hoje a China é um território com a unidade não consolidada.

e. A República Popular da China foi fundada em 1949, pelo Partido Comunista Chinês (PCC) comandado por Mao Tsé-Tung, que instaurou um sistema de governança democrático e moderno.

Resposta correta: A China é uma das civilizações mais antigas do mundo com existência contínua, mas só teve o seu crescimento econômico mais acentuado a partir de 1976 com as reformas implantas por Deng Xiaoping.

Comentário resposta correta: A China é uma das civilizações mais antigas do mundo e foi a partir de 1976 que se iniciou um período de reformulação dos rumos econômicos e sociais da China, que alteraram substancialmente o desenvolvimento e o crescimento, levando o país a ter uma nova inserção na economia internacional.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2

Notas: 1

2) Sobre o desenvolvimento econômico da China é correto dizer que:

Escolher uma resposta.

a. É voltado para a prestação de serviços ao mercado interno.

b. O PIB chinês medido pela Paridade de Poder de Compra (PPC) representou, até 2010, 13% do PIB Mundial. O PIB per capita cresceu em média 8% ao ano entre 1980 até 2010, mas ainda ficou muito abaixo das economias desenvolvidas.

c. Está baseado no pilar constituído por eficiência pública e elevada produção de serviços com alto valor agregado.

d. A China tem diversificado sua pauta de exportações. Contudo, a maior parte das suas vendas ao mercado externo ainda é direcionada aos países latino-americanos.

e. Mao Tsé-Tung implantou entre 1957 e 1958, o “Grande Salto”, que tinha como principal meta a melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda por meio de reforma educacional.

Resposta correta: O PIB chinês medido pela Paridade de Poder de Compra (PPC) representou, até 2010, 13% do PIB Mundial. O PIB per capita cresceu em média 8% ao ano entre 1980 até 2010, mas ainda ficou muito abaixo das economias desenvolvidas.

Comentário resposta correta: Você pode verificar no resumo que o PIB ppc chinês representou, até 2010, 13% do mundial e que o PIB per capita cresceu a taxa média de 8% a.a.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3

Notas: 1

Assinale a alternativa que preenche as lacunas no texto corretamente.

“A _______ mudou de um sistema de planejamento central para uma economia voltada para o _______, com grande crescimento do setor _______, tornando-se um importante país na determinação da dinâmica do _______ mundial de bens e serviços, com mais de 6% do total das _______ mundiais até o ano de 2010”

Escolher uma resposta.

a. China, comércio externo, exportador, comércio, exportações.

b. Índia, comércio externo, agrícola, comércio, exportações.

c. Índia, mercantilismo, industrial, mercado, importações.

d. Rússia, provincianismo, agrícola, comércio, importações.

e. China, mercado interno, de serviços, comércio, importações.

Resposta correta: China, comércio externo, exportador, comércio, exportações.

Comentário resposta correta: Como se pode observar no resumo, a China é o país cuja mudança foi para uma economia voltada para o comércio externo e que tem respondido por mais de 6% do total das exportações mundiais.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question4

Notas: 1

4) A respeito da economia da China, pode-se afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. Apesar de fazer parte dos BRICS, tem apresentado dinamismo econômico aquém dos demais integrantes do grupo.

b. Em média, 40% do PIB chinês são gerados por atividades ligadas à construção de fábricas, modernização das indústrias, melhoria na infraestrutura do país, moradias etc.

c. É umas das economias mais dinâmicas do mundo, com seu crescimento sendo estimulado principalmente pela reforma agrária e educacional em curso no país.

d. Apesar de uma série de investimentos, a Formação Bruta de Capital Fixo na China manteve-se em patamares abaixo dos 15% do PIB até alguns anos anteriores a 2010.

e. Os investidores elogiam a honestidade dos funcionários públicos e a facilidade de lidar com a burocracia estatal vigente, que facilita fazer negócios.

Resposta correta: Em média, 40% do PIB chinês são gerados por atividades ligadas à construção de fábricas, modernização das indústrias, melhoria na infraestrutura do país, moradias etc.

Comentário resposta correta: Os investimentos em infraestrututra têm sido um dos grandes pilares do crescimento chinês e, em média, representam 40% do PIB.

Aula-tema 04: Desenvolvimento Econômico da Índia

Qual das frases abaixo traz informações corretas sobre a história da Índia?

1) Escolher uma resposta.

a. A Índia é uma das poucas civilizações em que não há mistura de raças nem de religião.

b. A Índia iniciou um processo de forte crescimento econômico sob os moldes capitalistas a partir da década de 1950, com o “Grande Salto”.

c. A Índia possuía um sistema de castas sociais que foi abolido oficialmente e do ponto de vista religioso.

d. A Índia não foi colonizada por nenhum país europeu.

e. A Índia, assim como a China, é uma das civilizações mais antigas do mundo com existência contínua.

Resposta correta: A Índia, assim como a China, é uma das civilizações mais antigas do mundo com existência contínua.

Comentário resposta correta: Parabéns, você acertou. A índia é uma das civilizações mais antigas do mundo. Existem registros desta civilização que datam de 3.300 A.C., quando as primeiras aglomerações urbanas apareceram às margens do Rio Indu, que dá nome ao país.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2

Notas: 1

2) É correto dizer, sobre o desenvolvimento econômico da Índia, que:

Escolher uma resposta.

a. A Índia representa mais de 10% do comércio mundial de bens e serviços.

b. O PIB indiano medido pela Paridade de Poder de Compra (PPC) representou entre 1990 e 2007 6% do PIB Mundial. O crescimento do PIB per capita cresceu em média 4% ao ano desde os anos 1990, mas ainda está muito abaixo das economias desenvolvidas.

c. A formação Bruta de Capital Fixo na Índia é muito baixa e praticamente não contribui para o crescimento do PIB.

d. O setor de serviços tem pequena participação no PIB, cerca de 10 %.

e. A Índia é importante fornecedora de bens e serviços agrícolas.

Resposta correta: O PIB indiano medido pela Paridade de Poder de Compra (PPC) representou entre 1990 e 2007 6% do PIB Mundial. O crescimento do PIB per capita cresceu em média 4% ao ano desde os anos 1990, mas ainda está muito abaixo das economias desenvolvidas.

Comentário resposta correta: Parabéns, você acertou. De fato, como pode ser visto no resumo, o PIB indiano medido pela Paridade de Poder de Compra (PPC) representou entre 1990 e 2007 6% do PIB Mundial. PIB per capita cresceu em média 4% ao ano entre 1990 e 2007, mas ainda está muito abaixo das economias desenvolvidas.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3

Notas: 1

3) Qual frase traz afirmações corretas sobre o comércio exterior da Índia?

Escolher uma resposta.

a. Os principais destinos das exportações da Índia são Estados Unidos, Hong Kong, Japão, Coréia do Sul e Alemanha.

b. A Índia é um grande exportador de softwares.

c. Os países que mais exportam para a Índia são: Japão, União Européia, Taiwan, Coréia do Sul e Estados Unidos.

d. A Índia é um grande exportador de commodities agrícolas, com uma parcela de mais de 40% das exportações mundiais destes bens.

e. A Índia detinha até 2010 cerca de 6% do total das exportações mundiais.

Resposta correta: É um grande exportador de softwares.

Comentário resposta correta: A Índia realmente é uma grande exportadora e prestadora de serviços de TI (Tecnologia da Informação), incluindo softwares.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question4

Notas: 1

4) Assinale a alternativa que preenche as lacunas do texto corretamente.

“Hoje, a _______ se destaca na produção industrial de _____________, pois é grande produtora de eletroeletrônicos, agroindustriais, informática (maior produtora de softwares do mundo), biotecnologia. Tais produtos concorrem diretamente com as indústrias de países __________. Sem contar que o país possui uma grande representatividade na produção industrial de base, tais como: _______, siderúrgica e química.”

Escolher uma resposta.

a. China, bens de consumo, subdesenvolvidos, mineração.

b. Índia, tecnologia de ponta, desenvolvidos, têxtil.

c. Índia, bens de consumo, emergentes, mineração.

d. China, chips, emergentes, mineração.

e. Rússia, chips, desenvolvidos, petróleo.

Resposta correta: Índia, tecnologia de ponta, desenvolvidos, têxtil.

Comentário resposta correta: Parabéns, você acertou. Conforme o resumo, a Índia é hoje a lider mundial em tecnologia de ponta no segmento de softwares e tem, entre suas indústrias tradicionais, a têxtil, a siderúrgica e a química.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

...

Baixar como  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »