TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do Primeiro Capitulo do Livro “moral e Ética

Por:   •  10/5/2020  •  Resenha  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

Nesta resenha crítica do primeiro Capitulo do Livro “moral e Ética: Dimensões Intelectuais e Afetivas”, do autor Yes de La Taille, conseguimos entender a visão do autor, que tenta a reflexão em decorrência dos processos mentais que nós indivíduos buscamos para balizar os princípios morais. Através das análises teóricas sobre a moralidade, relativista e heterônoma, que são utilizadas pelas teses de Durkheim e Freud e da particularidade em que cada um escolhe pra si o que justifica ser a melhor forma de viver, de forma que, a razão é peça utilizada como fonte moral, dentro da tese que server como base para Piaget e Kohlberg.

Desta feita, é elaborada uma análise pelo autor que apresenta os elementos fundamentais psicologicamente falando, que faça com que a vida possa ganhar sentido, em outras palavras, que seja uma vida boa. Esses elementos são: a subjetividade da experiência do bem estar; a transcendência de experiência de prazer de forma imediata que, tem um prisma de sensação que a vida em uma visão de sua totalidade acaba por fazer sentido; enxergar a si mesmo como alguém valoroso, tendo a capacidade de se desenvolver e adquirir o autorrespeito, pois, está ligado a valores morais.

Ter o respeito próprio ou autorrespeito na visão do autor, é o sentimento que vincula a moral e a ética, entretanto, há a necessidade de atrelar três sentimentos, e são eles: a generosidade, a honra e a justiça, que esclarecem o julgamento positivo da própria trajetória e de si mesmo. A honra legitima o indivíduo que tenha atitudes que corroboram com os princípios em que ele se sente representado. Já a justiça e a generosidade, buscam que as relações interpessoais sejam simétricas.

Essa pesquisa pode nos mostrar que no primeiro capítulo do livro, o autor pesquisou de forma assídua os elementos de uma realidade psicológica, que se manifesta pela obrigatoriedade e pelo dever. Desta forma, podemos concluir que, a ética contém a moral e que a moral, acaba regrando e balizando a vida em sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (29.7 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com