TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas a perguntas sobre a teoria das transações legais e transações comerciais

Ensaio: Respostas a perguntas sobre a teoria das transações legais e transações comerciais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Ensaio  •  1.882 Palavras (8 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 8

Pergunta 1

1.

Assinale a alternativa correta quanto às provas que corroboram a tese da intensa intimidade do Direito com a moral, a saber:

I. A obrigação natural (ex.: dívida de jogo) descrita no art. 814 do novo Código Civil trata-se de obrigação puramente moral, não exigível juridicamente, mas que, se solvida, não pode ser motivo de ação judicial (pedido impossível). Tem-se aí a absoluta indiferença do Direito por um ato (não pagamento de dívida decorrente de obrigação natural) moralmente recriminável.

II. O incesto não é considerado crime no sistema jurídico repressivo brasileiro, inexistindo tipo penal específico para a apenação do agente. Não obstante a indiferença legal sobre o assunto, trata-se de um típico comportamento moralmente condenável.

III. A preocupação constitucional com o princípio da moralidade pública, expressa no art. 37, da Constituição Federal, caput: “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência [...]”. Aqui se comprova a relevância do princípio moral para a própria organização, manutenção e credibilidade cívica dos serviços públicos. O que é moralmente recomendável tornou-se juridicamente exigível do funcionalismo público.

IV. Toda a teoria do negócio jurídico e dos tratos comerciais circula em torno da ideia de boa-fé, estabelecendo inúmeras presunções a ela concernentes (art. 164, C. Civil, 2002).

V. O mau proceder moral dos pais, do ponto de vista moral, pode acarretar efeitos jurídicos sobre o poder familiar, conforme se verifica da leitura deste artigo da legislação civil (art. 1.638, C. Civil, 2002).

VI. Os próprios princípios gerais de Direito, de possível aplicabilidade em todos os ramos do Direito na falta de norma jurídica específica (art. 4º, LICC), têm origem ética (a ninguém lesar – neminem laedere; dar a cada um o seu – suum cuique tribuere; viver honestamente – honeste vivere).

VII. Fica o juiz autorizado, jurídica e formalmente, em caso de lacuna da lei, a aplicar os costumes como forma de solução de litígios (art. 4º, LICC).

Resposta

a. Apenas a I, a III, a IV e a V.

b. Apenas a II, a IV, a VI e a VII.

c. Apenas a I, a II, a II e a IV.

d. Apenas a IV, a V, a VI e a VII.

e. Todas são corretas.

0,5 pontos

Pergunta 2

1.

Sobre o pensamento mítico e lógico:

I. Eles são duas modalidades que não podem coexistir. O primeiro pertence ao campo do pensamento e da linguagem simbólicos; o segundo, ao campo do pensamento e da linguagem conceituais.

II. O que caracteriza o pensamento mítico é seu trabalho de organização na base da bricolagem de narrativas, experiências e relatos, compondo um mito geral.

III. O pensamento lógico funciona de maneira similar (à bricolagem), por meio de um método, isto é, procedimentos fundados em princípios racionais e lógicos. É importante entender muito bem a diferença entre as duas modalidades de pensamento.

IV. Na contemporaneidade, os limites da razão e da consciência são bem conhecidos, foram expostos pela psicanálise.

Assinale a alternativa correta:

Resposta

a. Apenas as alternativas I e II estão corretas.

b. Apenas as alternativas II e III estão corretas.

c. Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.

d. Apenas as alternativas II e IV estão corretas.

e. Todas estão corretas.

0,5 pontos

Pergunta 3

1.

Segundo Emmanuel Kant, no que se refere à moral:

I. A moralidade só pode ser privilégio dos sábios, pois é preciso conhecer as leis da natureza para que alguém se disponha a atuar como um ser moral.

II. Não há ser humano provido de discernimento capaz de desconhecer o seu dever.

III. Todos os homens, independentemente de sua escolaridade ou erudição, foram chamados a uma vida impregnada de moralidade.

IV. Desenvolveu a ideia rousseauniana de que a moral é assunto do coração e não da inteligência.

Assinale a correta:

Resposta

a. Apenas I e II são corretas.

b. Apenas III e IV são corretas.

c. Apenas II e III são corretas.

d. Apenas I, II e IV são corretas.

e. Apenas II, III e IV são corretas.

0,5 pontos

Pergunta 4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com