TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SINTESE DO TEXTO DE GABRIEL FELTRAN - CRIME E CASTIGO NA CIDADE: OS REPERTÓRIOS DA JUSTIÇA E A QUESTÃO DO HOMICÍDIO NAS PERIFEIRAS DE SÃO PAULO

Por:   •  13/4/2015  •  Dissertação  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Faculdade Mineira Direito – Barreiro.

Sociologia – Luís Flávio Sapori.

GIovana Cassimiro

Hingrid Castro

Lucas Nery

Michelle Lima

Miriã Fuly

SINTESE DO TEXTO DE GABRIEL FELTRAN - CRIME E CASTIGO NA CIDADE: OS REPERTÓRIOS DA JUSTIÇA E A QUESTÃO DO HOMICÍDIO NAS PERIFEIRAS DE SÃO PAULO.

Belo Horizonte,

2015.

Giovana Cassimiro

Hingrid Castro

Lucas Nery

Michelle Lima

Miriã Fuly

SINTESE DO TEXTO DE GABRIEL FELTRAN - CRIME E CASTIGO NA CIDADE: OS REPERTÓRIOS DA JUSTIÇA E A QUESTÃO DO HOMICÍDIO NAS PERIFEIRAS DE SÃO PAULO.

Belo Horizonte,

2015.

O texto sobre a pesquisa de Gabriel Feltran remete a assuntos sobre justiça e questões de homicídios nas periferias de São Paulo. Feltran foi a campo nas periferias da cidade com o intuito de estudar a estrutura dos “Tribunais do Crime”, e suas ações na comunidade em que é instaurado.

A convivência entre moradores das comunidades e o crime deixa claro a ineficiência da justiça comum para resolver questões dentro das áreas periféricas de uma cidade, questões essas em que a “justiça do crime” resolvem ganhando espaço e atuando de maneira mais efetiva que o Estado nessas áreas. Assim, o crime se torna uma forma de proteção para os moradores que vivem nas periferias, tornando se algo comum e legítimo dentro da comunidade, contrapondo nossa visão perante o crime.

O comando do tráfico em São Paulo está nas mãos do PCC (primeiro comando da capital) que surgiu no ano de 1993, a partir da união de oito prisioneiros de alta periculosidade do presídio de Taubaté. O PCC tinha como objetivo acabar com a opressão dentro das penitenciárias e, com isso ganhou forças e se expandiu para as periferias do país como o maior comando de tráfico. Hoje o comando possui mais de 130 mil representantes espalhados pelo país, dentro e fora das prisões, encarregados de comandar rebeliões, fugas, assaltos, e sequestros. O comando tem o seu maior lucro na venda de maconha e cocaína.

O PCC se tornou o maior comando do país, onde existe até o seu próprio estatuto, que visa, por exemplo, pena de morte aos aliados livres que não contribuem com os aliados que estão presos, se tornando, assim um sistema complexo. As pessoas que vivem em regiões comandadas pelo PCC, acreditam até que eles fazem bem pra sociedade, pois ajudam, muitas vezes na alimentação, no auxílio à educação das crianças e incentivo ao esporte.

Graham Denyer Willis, canadense que estuda a violência em São Paulo mostra em seus estudos que moradores das periferias falam que quando o Primeiro Comando da Capital (PCC) chegou estabeleceram uma ordem forte do que pode ser feito ou não dentro da comunidade. Nos bairros de atuação da facção criminosa os índices de homicídios caíram drasticamente devido as “leis” impostas pelo PCC e também às punições tomadas por eles. Diante disso algo que era antes alheio às “famílias” e distante dos “trabalhadores” passou a aparecer nos cotidianos de todos os moradores da nova geração. Fazendo com que os moradores prefiram o convívio com o crime a que o convívio com a policia, por terem uma resposta rápida e eficaz aos problemas da comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com