TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade da informação

Por:   •  18/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

A nova economia na sociedade da informação

O atual período histórico de mudanças ocorridas do cenário da economia está centrada numa ideologia dominante: no discurso da economia da Globalização. Em decorrência deste processo novos comportamentos sociais acontecem, o consumo comanda nossas ações. A nova economia surge a partir do final da década de 1990 é o resultado da passagem de uma economia baseada na indústria para uma economia baseada nos serviços. Foi caracterizada pelo desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação, como resultado se deu o crescimento econômico, alto nível de emprego e baixa inflação, à nível mundial.

Com a internet a oferta de produtos, especialmente softwares, vem causando mudanças na forma de consumo das pessoas, que acaba por fomentar a Nova Economia Mundial.  No caso dos produtos digitais, Isso ocorre porque a manutenção e distribuição de um produto digital, ou seja, que não necessita de matéria prima física para sua produção se torna alternativa muito mais válida do que produtos físicos em geral, têm um custo muito barato ou próximo a zero, que podem ser mantidos e distribuídos, mesmo que em grande quantidade, com o mesmo custo.

Na Economia Tradicional, a oferta de produtos era menor que a demanda ou a pequena procura por um grande número de produtos, que desdobrava em custos elevados para que determinado produto fosse mantido em exposição. Porém, com a “virtualização da produção”, um novo sistema de mercado fortaleceu o comércio desses produtos, gerando muito mais lucros em detrimento de custos e é formado por milhões de consumidores com interesses muito específicos.

A globalização é uma espécie de mercado financeiro mundial, unindo mercados de diferentes países. É um processo de internacionalização caracterizado pela perda de poder por parte dos Estados-Nações sobre o seu território para estruturas e empresas transnacionais, derrubando as fronteiras entre esses mercados. A globalização intensifica as relações sociais, passando a formar uma rede comunicacional em nível mundial, ensejando assim a sociedade da informação que impacta de maneira muito intensa a economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com