TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suspensão do Direito ao Voto para Condenados

Por:   •  24/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  26.306 Palavras (106 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 106

Chicago Boys do Brasil:

Joaquim Levy

O neocolonialismo do Neoliberalismo e suas Implicações na Privatização de Presídios

Neoliberalismo

Documentário: O cerco – A democracia nas malhas do neoliberalismo.

(legendado em português/ traduzido por Isabel Fajardo)

de Richard Brouillette.

Canadá, 2008.

Participação: Noam Chomsky, Ignacio Ramonet, Normand Baillargeon, Susan George, Omar Aktouf, Oncle Bernard, Michel Chossudovsky, François Denord, François Brune, Martin Masse, Jean-Luc Migué, Filip Palda and Donald J. Boudreaux.

A estreia mundial teve lugar no 11 th International Documentary de Montreal, 20 de novembro de 2008. A estréia internacional foi realizada no 59 th Berlinale na Seção Forum Internacional do Novo Cinema, em 7 de Fevereiro de 2009.

Conhecendo um retumbante sucesso de crítica, o filme ganhou uma série de prêmios e prêmios em todo o mundo (ver abaixo), apesar de uma distribuição limitada ou exclusiva.

Sinopse:

Retrato da ideologia neoliberal por meio do pensamento de intelectuais renomados, com uma análise dos diversos mecanismos práticos dessa ideologia, como a desregulamentação, a redução do papel do Estado, a privatização e o controle da inflação em lugar da recessão.

A doutrina começa em 1947, com a fundação da Sociedade Mont Pèlerin, grupo de pensadores neoliberais financiados por empresas multinacionais. Desde o final da Guerra Fria, o índice de reformas neoliberais tem aumentado.

Em suas entrevistas, o filme busca resposta para a pergunta: por trás da cortina de fumaça ideológica e dos interesses de um mercado livre, para além da "mão invisível" do mercado, o que realmente está acontecendo?

O neocolonialismo do Neoliberalismo e suas Implicações na Privatização de Presídios

Depoentes:

- Ignácio Ramonet Miguez -  (Redondela, 5 de maio de 1943) é um jornalista e sociólogo galego. Ramonet cresceu em Tânger. Estudou engenharia em Bordéus, Rabat e Paris.

- François Denord - Denord François é um sociólogo francês, pesquisador do CNRS. Ele escreve principalmente sobre liberalismo perspectiva contemporânea em um essencialmente iliberal. Ele usa termos como neoliberalismo ou ultra-liberalismo neologismos depreciativo para falar de idéias liberais contemporâneas e sugerem uma ruptura com o liberalismo clássico.Ele contribui regularmente para o Monde Diplomatique, um jornal de extrema-esquerda, ou com o Liber-Razões para agir edições que defendem as idéias anti-globalização.

- Noam Chomsky - Avram Noam Chomsky (Filadélfia, 7 de dezembro de 1928) é um linguista, filósofo, cientista cognitivo, comentarista e ativista político norte-americano, reverenciado em âmbito acadêmico como "o pai da linguística moderna", também é uma das mais renomadas figuras no campo da filosofia analítica. Além da sua investigação e ensino no âmbito da linguística, Chomsky é também conhecido pelas suas posições políticas de esquerda e pela sua crítica da política externa dos Estados Unidos. Chomsky descreve-se como um socialista libertário. Identifica-se com aquilo que é modernamente compreendido como "anarcossindicalismo", havendo também quem o associe ao anarcocomunismo ou ao comunismo de conselhos.

- Filip Palda - Filip Palda é professor titular de Economia na Escola Nacional de Administração Pública ( ENAP ) e um membro sênior do Instituto Fraser. Ele possui diploma de mestrado da universidade da rainha e um PhD em Economia pela Universidade de Chicago, onde estudou com Gary S. Becker ( prêmio Nobel de Economia ) . Seus interesses de pesquisa incluem análise custo-benefício , a análise fiscal, Public Choice , a economia subterrânea , e os efeitos das regras eleitorais e a competição política.

- Donald J. Boudreaux-  Foi professor assistente de economia na George Mason University , de 1985 a 1989. Ele era um Professor Associado de Estudos e Economia na Universidade de Clemson , de 1992 a 1997 Jurídicos e presidente da Foundation for Economic Education , de 1997 a 2001. Ele é agora Professor de Economia na Universidade George Mason , onde atuou como presidente do Departamento de Economia 2001-2009 . Durante o semestre da Primavera de 1996, foi um Olin Visiting Fellow em Direito e Economia na Escola de Direito de Cornell. [2] Boudreaux é agora um scholar adjunto do Instituto Cato , um think tank de Washington.

- Martin Masse -  Nasceu em Joliette (Quebec), em 1965. Ele é um graduado da Universidade McGill em Ciência Política e Estudos do Leste Asiático. Martin Masse ensinou Francês e Inglês no Japão em 1986-1987.

Em 1988-1989, ele era um membro da comunidade flamenga da Bélgica em Ghent, onde ele escreveu seu primeiro livro, identidades coletivas e de civilização de uma visão não-nacionalista de um Estado independente Quebec, publicado em 1994 pelo VLB Editor.

Ele apresentou sua visão anti-nacionalista e liberal de um Quebec independente em numerosos artigos diário Le Devoir e em outros lugares por vários anos. Antes do referendo 1995, ele se juntou ao partido da reforma de Canadá (agora incorporado ao Partido Conservador do Canadá), o único partido federal que propôs uma descentralização do federalismo canadense e um papel reduzido para o Estado. Ele trabalhou por dois anos no escritório regional do partido em Montreal e presidiu a Força-Tarefa Nacional de Pesca. Foi candidato reformista em uma eleição em 1996.

Martin Masse lançou a revista on-line Libertário Quebecer livre em fevereiro de 1998. Ele foi diretor de publicações do Instituto de Economia Montreal, de 2000 a 2007. Ele traduziu em 2003 best-seller internacional Johan Norberg, Em Defesa da Globalização capitalista, publicado em Quebec pelo Instituto de Economia Montreal em colaboração com St Martin e Edições Plon.

De fevereiro de 2006 a agosto de 2007, ele foi aconselhado a política do ministro da Indústria do Canadá, neste momento, Maxime Bernier, nomeadamente em questões de desregulamentação do setor de telecomunicações. Ele agora trabalha como consultor de políticas públicas para a sua conta.

Em seus escritos, Martin Masse defende as idéias do liberalismo e clássica liberalismo, contra o intervencionismo das ideologias coletivistas e estaduais, tanto de direita e esquerda. É um seguidor da escola austríaca de economia, tal como foi desenvolvido pelos teóricos Ludwig von Mises, Friedrich Hayek e Murray Rothbard.

-Jean-Luc Migué - Jean -Luc Migue , nascido em Saint- Jacques (Quebec) é um economista canadense. Ele é um membro sênior do Instituto Fraser de Vancouver e do Instituto de Economia Montreal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (170 Kb)   pdf (923 Kb)   docx (83 Kb)  
Continuar por mais 105 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com