TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WE ARE LEGION

Por:   •  3/2/2019  •  Resenha  •  2.458 Palavras (10 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 10

CESMAC – CENTRO DE ESTUDOS

Alexandre César Costa Brandão

Mario Lucas Araújo Freire

Pablo Calheiros Bezerra

Vitor Hugo Correia Casado de Oliveira

WE ARE LEGION

Maceió

2018

CESMAC – CENTRO DE ESTUDOS[pic 1]

WE ARE LEGION

[pic 2]

Maceió

2018

__________________________________________SUMÁRIO[pic 3]

INTRODUÇÃO

_______________________

04

CAPÍTULO I – Apresentação do documentário

_______________________

05

CAPÍTULO II – We Are Legion

_______________________

06

CAPÍTULO III – E no Brasil

_______________________

10

CONCLUSÃO

_______________________

12

REFERÊNCIAS

_______________________

13

______________________________________INTRODUÇÃO

Hacktivismo, o que é?

É um termo cunhado por T-Fhish, abreviação para Tweeety Fhish, membro de um grupo de hackers chamado Cult of the Dead Cow – algo como culto da vaca morta – que é um dos grupos fundadores dos Anonymous, foco principal do documentário We Are Legion o qual iremos fazer uma breve explanação nesse trabalho, explicando a sua relação com o ciber ativismo, lutando em pró de varias causas ao redor do mundo.

______________CÁPITULO I – Apresentação do documentário

Documentário: We Are Legion

Data de lançamento: 20 de Janeiro de 2012 (EUA)

Direção: Brian Knappenberger

Música composta por: John Dragonetti

Roteiro: Brian Knappenberger

[pic 4]

Figura 1- Cartaz do documentário

__________________________CÁPITULO II – We Are Legion

O documentário utiliza-se do modo de pesquisa cientifica de entrevista semi-estruturada, quase não estruturada, com um toque de etnologia, deixando aberto para que os entrevistados, falem abertamente sobre o tema tratado, distinguindo-os por tópicos. Bastante interessante esse meio utilizado até mesmo pelo fato de ciberativismo ou hacktivismo como citado no próprio documentário, ser um assunto novo e que poucos possuem conhecimento nesta área.

No documentário é mostrado o surgimento e desenvolvimento de um grupo autointitulado anonymous, que são hackers que utilizam de sua influência, conhecimento para fazerem protestos atualmente do que acham errôneo da maneira deles.

Percebe-se que sua trajetória ativista foi meramente ocasional, ate porque não se tinha um intuito nenhum a respeito disso, basicamente erram um grupo de pessoas que utilizavam o 4char como um grupo de chat para falarem sobre coisas que gostavam que poderiam ser de forma a mostrar quem era ou de forma anônima, daí seu nome. O anonymos ‘’surgiu’’ por assim dizer por um desses tópicos /b/ que era um grupo de chat aonde poderia se falar de absolutamente tudo, de onde deriva sua lógica de liberdade.

Nesse chat basicamente foram onde surgiram os primeiros e talvez precursores dos ‘’memes’’ como os lolcats, memes do homem aranha, etc... Alem de tratar também de coisas grotescas e nojentas que segundo os próprios membros do anonymos eram formas de barrar a entrada de outras pessoas.

Porem sua lógica de protesto começa quando um radialista dito no documentário ser neonazista se envolve em uma briga com um membro do grupo, e começar a mexer com ele, sabendo do assunto e descobrindo  que o radialista tinha ideais racistas e segregador decidiram por trollar, coisa comum que o grupo fazia, porem nunca com alguém especifico e nem com um propósito além de irritar.

Como visto que o radialista não se abalava e continuava com suas visões radicais e irracionais perceberam que seria um favor retira-lo da internet/radio, e assim começara atacando-o com dos em seu site, fazendo lhes encomendas falsas em seu nome, atrapalhando seu programa e até roubando e-mails  que foram divulgados na internet, travasse de e-mails de contato com membros do FBI sobre os ataques que o radialista estava sofrendo e que isso estaria desmerecendo os ariamos que eles deveriam contra atacar, no final das contas acabou o radialista se afastando.

Voltando os membros do grupo aos afazeres normais depois do acontecido, de ficar trollando e falando sobre seus assuntos, o principal ponto foi que depois do ocorrido várias pessoas viram o grupo como ativista e queriam entrar nele para fazer parte, coisa que alguns não viram com bons olhos pois acreditavam ser somente um grupo para brincadeiras e liberdade de pensamento e naquele momento tinha virado algo para o bem de todos.

O segundo marco foi o ataque contra a igreja da cientologia, que foi causado pelo vazamento de um vídeo do ator tom Cruise falando sobre a cientologia, que logo virou piada e se espalhou a igreja não aceitou e entrou com um processo de direitos autorais e retirou os vídeos do ar, fazendo assim com que os anonymos entrassem na briga por ter tirado a piada deles, porém perceberam como no primeiro caso de que se tratava de algo obscuro, tudo que era contrário a igreja ela tratava como criminoso ou o difamar, caluniava, processos, detetives particulares para descobrir quem falava mal e utilizava sua grande influência para simplesmente fazer parar.

Com a junção desses dois motivos os anonymos começaram a agir de novo congestionaram as linhas telefônicas, fizeram pedidos de pizza, ataques dos em massa deixando os sites fora do ar por muito tempo e através de sua primeira convocação para um protesto através de um vídeo, com tom ameaçador a igreja da cientologia marcando data e hora para os protestos na frete das igrejas.

Primeira reunião do dito grupo que fora recomendada a utilização de mascaras para seu não reconhecimento, baseado no histórico de não aceitação de pensamentos contrários da igreja, coisa que seria dita como ilegal no Brasil, pois é livre a liberdade de expressão desde que não seja de forma anônima. O protesto acabou sendo um sucesso imenso e bem maior do que o próprio grupo esperava.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (245.6 Kb)   docx (121.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com