TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Ape Rosseti

Por:   •  11/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

1 - O crescimento parece ter sido o objetivo-síntese da política econômica na segunda metade do século XX. Quais razões contribuíram para isso?

Na época taxa de crescimento do produto nacional na via tornando-se um símbolo de virilidade Econômica, não somente para as economias mais duras Mas para todos os países de terceiro mundo, visto que as comparações internacionais e intertemporais de taxas reais de crescimento passaram a ser vista como indicadores de êxito ou fracasso das políticas econômicas nas Nações. Diante disso o crescimento passou a ser visto como solução para uma variedade de outros problemas, como o desemprego estrutural os desequilíbrios nas transações correntes com o exterior, atenuação dos níveis regionais, e no longo prazo os perfis e repartição de rendas das riquezas.

2 - Quais as principais diferenças entre o conceito de desenvolvimento e o conceito de crescimento, na visão de Rossetti?

Principais diferenças entre o desenvolvimento e o crescimento referem-se que ao contrário do crescimento econômico que leva em consideração a expansão do produto real agregado, relacionando apenas a quanto a economia cresce o desenvolvimento econômico trata-se de um processo dinâmico pelo qual vive ao longo do tempo onde modificam caracteres essenciais da estrutura social e econômica, ou seja o fator econômico é apenas um dentre um conjunto complexo de fatores sociais políticos e culturais, que juntos definem a ocorrência ou não de um processo de desenvolvimento

3 - O crescimento é uma condição suficiente para que haja desenvolvimento? Explique.

Não, como visto na questão anterior o desenvolvimento não é baseado apenas na questão econômica, mas considera fatores que agregam em um crescimento estrutural, como fatores sociais, políticos e culturais, cabe ressaltar que pode haver desenvolvimento em nações com um crescimento económico zero, como é o caso de países com uma economia madura com baixo crescimento demográfico.

4 - Segundo Rossetti, quais os dois objetivos intercomplementares que definem a repartição como um dos objetivos básicos da política econômica?

A redução dos desníveis Regionais e a melhoria da estrutura pessoal de repartição da renda e da riqueza.

5 - A que fatores podem ser atribuídas as preocupações e as consequências de desenvolvimento teóricos relacionados à atenuação das desigualdades regionais do crescimento e do desenvolvimento econômico?         

Três fatores contribuíram para o estudo acerca das preocupações e consequências em relação aos desníveis regionais, a primeira refere-se ao modelo de desagregação das contas nacionais em matrizes de relações interindustriais, que ensejaram estudos de transações entre regiões abrindo novos caminhos para a investigação dos desníveis econômicos regionais. O segundo refere-se a intensificação dos processos de urbanização que levou a estudos sobre a distribuição e o crescimento das cidades, como polos diferenciados e diferenciadores de crescimento. E em terceiro a teoria do crescimento econômico passou a considerar, de um lado, a possibilidade de implementação de polos de crescimento que privilegiassem as regiões mais carentes, e que de outro lado passou a incorporar variáveis locacionais nos modelos macroeconômicos de acumulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (29.5 Kb)   docx (212.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com