TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BLINDAGEM ECONOMICA BRASILEIRA

Projeto de pesquisa: A BLINDAGEM ECONOMICA BRASILEIRA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.275 Palavras (10 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO

O mundo entra em crise devido a um problema no mercado imobiliário americano, devido aos baixos juros os cidadãos compraram imóveis e se endividaram. Com isso a economia desaqueceu, os juros aumentaram e a inadimplência também, logo os valores dos imóveis também caíram e a economia americana entrou em colapso. Com a globalização o efeito foi mundial e muito rápido, arrastando muitas outras economias mundiais para a crise, porem o Brasil tentou blindar-se tomando algumas medidas econômicas no intuito de que o efeito fosse o menor possível.

Palavras-chave: Crise, blindagem, economia, medidas, PAC.

ABSTRACT

O mundo entra em crise devido a um problema no mercado imobiliário americano, devido aos baixos juros os cidadãos compraram imóveis e se endividaram. Com isso a economia desaqueceu, os juros aumentaram e a inadimplência também, logo os valores dos imóveis também caíram e a economia americana entrou em colapso. Com a globalização o efeito foi mundial e muito rápido, arrastando muitas outras economias mundiais para a crise, porem o Brasil tentou blindar-se tomando algumas medidas econômicas no intuito de que o efeito fosse o menor possível.

Keywords: Crise, blindagem, economia, medidas, PAC, PND

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 REFERENCIAL HISTÓRICO 6

3 A BLINDAGEM ECONOMICA BRASILEIRA 10

3.1 IMPORTÂNCIA DA PETROBRAS NA CRISE 11

4 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

A economia brasileira e mundial vem sofrendo grandes mudanças nas ultimas décadas, o cenário da história econômica do Brasil enfrentou diversas crises, algumas por problemas internos e outras por reflexos de crises internacionais. Diferentes medidas foram adotadas nestes períodos. Dentre as mais graves crises podemos citar em ordem dos acontecimentos as seguintes:

Duas crises ocasionadas pela escassez do fornecimento de Petróleo;

A queda histórica da bolsa de valores americana em 1970 quando o índice Down Jones teve uma queda de 22,6% em um único dia;

A denominada crise da dívida do Brasil acarretou na chamada a década perdida, nos anos 80 o Brasil enfrentou diversas crises e como conseqüências ocorreram, a estagnação do PIB, o aumento excessivo dos juros e da dívida externa e o fechamento dos fundos internacionais para países em desenvolvimento.

E por fim a ultima grande crise foi a de 2008 o mercado imobiliário americano entrou em colapso e gerou uma grave crise interna que em pouco tempo já se refletia em todo o mundo.

O objetivo deste artigo é fazer uma breve análise sobre a blindagem econômica do país diante das atuais crises, tomando como parâmetro a medidas adotadas pelo governo, mais precisamente no setor petrolífero.

2 REFERENCIAL HISTÓRICO

Desde a década de 60 até o final de 2012, diversas crises assolaram o Brasil e o mundo, tais como:

Crise do Petróleo de 1973, esta crise foi desencadeada com a Guerra do Yom Kippur, a Organização dos Países Árabes devido a guerra decidem cancelar a exportação de petróleo para países como o Egito e a Síria que apoiaram Israel no conflito, este foi um dos vários conflitos entre Árabes e Judeus envolvendo o território palestino, discordando da ofensiva judaica as nações árabes vizinhas organizaram este boicote. Como resultado, os preços do produto dispararam e o barril que custava menos de U$ 2 em 1970 atinge a casa dos US$ 12 em 1974. Para o Brasil, o efeito mais notável foi à desaceleração do crescimento do chamado 'milagre econômico', o PIB caiu de 10,26% em 1976 para 4,6% em 1978.

Posteriormente, ainda em fase de recuperação, o mundo volta a ser assolado por outra grande crise petrolífera, em 1979 tem início a 2ª crise do petróleo. Em meio à Revolução Iraniana, Ayatollah Khomeini assume o poder do país e passa a controlar a produção de petróleo, causando uma segunda disparada nos preços do produto - potencializada pelos temores de racionamento energético nos EUA (Estados Unidos da América). O valor do barril chegou perto dos US$ 40, o pico da década. No Brasil, houve aumento no custo dos combustíveis e racionamento. A dívida do País inchou com os crescentes custos da importação do petróleo. Além disso, o aumento dos juros nos EUA contribuiu para elevar ainda mais a dívida.

Fonte: Os autores

A década de 80, conhecida como década perdida, foi ocasionada pela queda nos investimentos, a estagnação do Produto Interno Bruto, aumento excessivo da inflação e da dívida externa além do fechamento dos fundos internacionais para países em desenvolvimento.

Os gráficos a seguir identificam os números referentes: a variação anual do PIB, este levantamento foi feito do período de 1970 a 2011. Em seguida temos a variação da taxa da inflação anual, medida entre 1960 e 1984. E finalizando o gráfico demonstram os números da dívida externa brasileira entre os anos de 1979 e 1999.

FONTE:FGV/Conj. Econômica. Disponível em:WWW.ipeadata.gov.br

DIVIDA EXTERNA TOTAL DO BRASIL (MILHÕES DE DOLARES)

A década atual é uma escalada de prosperidade no quadro econômico brasileiro freado com a crise mundial de 2008 – CRISE IMOBILIARIA. A crise que afeta o mercado financeiro nos EUA e arrasta os negócios no mundo teve origem nas hipotecas americanas. Com os baixos juros e as boas condições de financiamento, muitas pessoas compraram imóveis e se endividaram. Os juros subiram, a economia desaqueceu e a inadimplência aumentou. Os bancos que emprestaram dinheiro começam a mostrar o rombo. Além disso, o preço dos imóveis teve forte baixa. Pagando uma prestação mais alta e com o valor do bem menor, os norte-americanos reduziram o consumo. Às portas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com