TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A política econômica brasileira de combate a inflação

Artigo: A política econômica brasileira de combate a inflação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Artigo  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 2

ECONOMIA CAP9

que acabará prejudicando o nível de emprego da economia.

A distorção provocada por altas taxas de inflação afeta também o balanço de pagamentos. E por fim, outra distorção dá-se sobre as finanças públicas, onde maior a inflação, menor a arrecadação real do governo.

A política econômica brasileira de combate a inflação

A inflação torno-se crônica na economia brasileira, particularmente a partir dos anos 1950. Ao longo dessa década, o déficit do governo já era, para os economistas, uma das principais causas da inflação.

De 1964 a 1973, a inflação apresentou uma persistente tendência de queda.

A política de combate á inflação caracterizou-se em uma primeira fase, por um tratamento de choque: houve uma rígida política monetária, fiscal e salarial que mudou o patamar da inflação.

O período de 1968 a 1973 foi o do “milagre” econômico, elevadas taxas de crescimento obtidas na economia brasileira.

A partir de 1973, a crise internacional do petróleo trouxe repercussões profunda na economia mundial, e, desde essa data, a economia brasileira passou a apresentar taxas de inflações crescentes, até a implantação do Plano Real, em 1994, no governo de Itamar Franco, tendo como Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso.

concentrado, assim, quanto maior a concentração do mercado (menor concorrência), mais os empresários possuem o poder de repassar o aumento dos custos para os preços finais.

A inflação de custo pode ser causada, ainda, pelo choque de oferta. Quando fenômenos inesperados afetam a produção (como a quebra de uma safra causada por fenômenos naturais).

INFLAÇÃO ESTRUTURAL

Ocorrem pela elevação dos custos de produção, porém, ao contrário da inflação de custo é causada pela configuração da infraestrutura existente no local (estradas, transporte, energia e etc), que afetam os custos dos processos de produção, distribuição e fornecimento.

INFLAÇÃO INERCIAL

Causada pelo efeito psicológico dos agentes, quando acreditam na elevação dos níveis de preço e agem de tal modo que a inflação de fato se concretize. Em outras palavras, está relacionada às expectativas dos agentes e sua memória inflacionária. Presente em economias com preços indexados.

INFLAÇÃO REPRIMIDA

Os preços não sobem ou sobem pouco devido às medidas governamentais de contenção como tabelamento, racionamento e etc.

Além dos choques do petróleo, também foram extremamente importantes para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com