TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A China é uma das maiores economias do mundo

Artigo: A China é uma das maiores economias do mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Artigo  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 2

China uma das maiores economias mundiais.

A china tornou-se a segunda maior economia do mundo em 2010, superando a do Japão com taxas de crescimento anuais da economia superior a 9% durante muitos anos consecutivos,

Com a morte de Mao, em 1876, o reformista Deng Xiaoping subiu ao poder e deu início ao processo das reformas econômicas. A industrialização obteve sucesso graças a maciços investimentos estrangeiros.

Atualmente ouvimos, muito falar, nas comunicações em massas, sobre o grande Dragão e a nova potência que está se formando, com 3 décadas de crescimento intenso a economia chinesa como já foi dito anteriormente, ultrapassa a do Japão e fica atrás apenas da norte-americana. De acordo com dados do governo chinês o Produto Interno Bruto(PIB) do país cresceu 10,3% e totalizou 5,83 trilhões de dólares.

Há pelo menos 30 anos, a indústria é a grande responsável pelo ritmo acelerado de crescimento econômico, e caracterizou a China como a “fábrica do mundo”. Seu principal comprador é o mercado dos Estados Unidos, que são atraídos por baixos impostos, subsídios direto do governo e abundancia de mão de obra a ser paga em iuan, moeda de baixo valor.

Além de uma visível potência econômica, podemos perceber que a China também tem uma grande potência demográfica territorial; um em cada cinco habitantes do planeta vive na China, que possui o terceiro maior território do mundo.

Sabe-se que a China mantém uma política cambial controlada pelo governo para garantir preços baixos aos produtos chineses para exportar. Sendo um dos maiores países consumidores de energia e commodities como minério de ferro, alumínio e alimentos. É também um grande emissor de poluentes por queimar quase metade da produção mundial de carvão mineral. Mas conseguiu alcançar resultados como: Retirar 500 milhões de pessoas da pobreza, nas últimas 3 décadas.

Talvez os maiores receios de países que estão em plena “competição comercial”, seja de que a China ocupe o topo e se torne a maior potência, desbancando os Estados Unidos. Porém alguns problemas sociais ainda tendem a ser resolvidos, problemas tais como o envelhecimento da população, resultado de uma Ditadura que restringiu a quantidade de filhos por família e problemas com a política de governo que favorece o crescimento lentos mas constante da desigualdade de renda, acarretando demais situações comuns de um país subdesenvolvido.

Referências bibliográficas:

http://exame.abril.com.br/topicos/china

http://saopaulo.china-consulate.org/pl/

Guia do estudante - Atualidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com