TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Colheita de Café

Por:   •  5/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo N° 02

Título:

Formas sensíveis e latentes de transferência de calor animal-ambiente

Livro:

Baêta, F. C.; Souza, C. F. Ambiência em Edificações Rurais: conforto animal. Viçosa: UFV, 2ª ed., 2010. 269p.

Capítulo(s):

8 (Formas sensíveis de transferência de calor animal-ambiente), 9 (Formas latentes de transferência de calor animal-ambiente)

Nome:

Tulio Ribeiro de Rezende

Turma:1A

No processo de condução, a transferência de calor exige um gradiente térmico entre as superfícies que estão em contato. E isto pode ocorrer na relação animal-ambiente. No fluxo de calor, uma molécula quente do corpo considerado choca-se com uma molécula fria, vizinha, e ocorre a transferência de energia, tendendo ao equilíbrio. É importante analisar também que a água tem uma maior condutividade térmica que o ar, assim se a água ocupar os poros do material, o ar é deslocado e o isolamento reduzido. Este   processo envolve: núcleo corporal, pele, camada de cobertura e camada-limite. O calor é transferido, por condução, do núcleo corporal à pele e desta à borda superior da camada-limite, depois ao ambiente externo.

O processo de convecção corresponde a uma forma sensível eficiente de transferência de calor do animal para o ambiente. O ar em contato com uma superfície aquecida é tem a sua densidade reduzida, o que causa a movimentação desse ar próximo da superfície. A convecção difere da condução por haver translocação de moléculas, e depender da forma, do tamanho e das características da superfície e também da intensidade da movimentação do ar. O calor se move por condução através da cobertura do animal e atinge a camada-limite, a partir do qual ocorre o processo convectivo. É necessário destacar que a troca de energia por convecção é proporcional à área da superfície do animal, à diferença da temperatura entre a superfície animal e o ar sobre a camada limite e ao coeficiente de convecção.

No processo de radiação ocorre com a troca de calor por meio de onda eletromagnéticas através de meio transparente entre dois pontos ou mais, que se encontram em diferentes temperaturas. As ondas térmicas são geradas porque os átomos e moléculas de todos os corpos tem energia interna, sendo parte desta transformada em radiante, emitida sempre que o meio é transparente. Analisa-se que a energia radiante emitida por um corpo depende de sua natureza, de seu arranjo microscópio e de sua temperatura absoluta.

A lei de Kirchhoff diz que “a capacidade de uma superfície de absorver radiação é a mesma de emiti-la em iguais temperaturas e comprimento de onda”. A lei de Planck “a densidade do poder emissivo radiante de um corpo depende grandemente de sua temperatura superficial”. A lei de Wien “a máxima emissão de um corpo negro é inversamente relacionada com a temperatura absoluta de sua superfície”. E a lei de Stephan Boltzmann “a emissão ou a densidade do poder emissivo de uma superfície negra é igual ao produto da constante de Stephan pela 4 potência da sua temperatura absoluta”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (109.2 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com