TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Colheita De Informação Sobre O Cargo

Artigo: Colheita De Informação Sobre O Cargo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  1.976 Visualizações

Página 1 de 2

Colheita de informação sobre o cargo

Vamos analisar cinco maneiras de colhermos informações sobre o cargo a ser preenchido:

Descrição e análise do cargo:

Deve ser realizado o levantamento dos aspectos intrínsecos (conteúdo do cargo e extrínsecos (requisitos que o cargo exige do seu ocupante, também chamados fatores de especificações) do cargo. A partir dessas informações o processo de seleção poderá concentrar-se na pesquisa e avaliação desses requisitos.

Técnica dos incidentes críticos:

Consiste em anotações a respeito e todos os fatos e comportamentos dos ocupantes do cargo que produziram um excelente ou péssimo desempenho no trabalho. Essa técnica aponta as características desejáveis e indesejáveis do futuro ocupante.

Requisição de pessoal:

A requisição de pessoal dispara o inicio do processo seletivo que trará novos funcionários para o cargo. Em algumas empresas o RP pode ser utilizado através de um formulário elaborado pelo gerente no qual existem vários campos a ser preenchido com característica desejáveis do futuro ocupante.

Analise do cargo no mercado:

Quando a organização não dispõe de informações sobre o cargo, por se tratar de um cargo novo, por exemplo, ele lança mão da pesquisa de mercado. Nesses casos utiliza-se a pesquisa e a análise de cargos comparáveis ou similares no mercado para colheita de informações a respeito dele.

Hipótese de trabalho:

Caso nenhuma das alternativas anteriores possa a ser utilizada, resta o emprego de uma hipótese de trabalho, ou seja, uma previsão aproximada do conteúdo do cargo.

Com as informações a respeito do cargo a ser preenchido, o processo seletivo tem sua base de referencia estabelecida. Essas informações são transferidas para uma ficha de especificação. Essa ficha de especificação constitui uma codificação das características que o ocupante do cargo deverá possuir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com