TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Crise de 2009

Por:   •  18/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2

Causa da crise de 2007-2008

Questões de ordem econômica desencadearam a crise de 2008. A crise começa no final de 2007, mas o cenário macro econômico global entra em colapso em 2008;

“A crise de 2008 é resultado de erros de política econômica em economias tidas como praticantes de boas políticas monetárias, erros dos mercados financeiras dificilmente eficientes, erros dos agentes econômicos que viveram sobre manias de títulos lastreados em hipotecas, ou seja, títulos garantidos por dívidas, ingenuamente confiantes em técnicas e métodos econométricos afinados para medir volatilidades e exposições a riscos” (Krugman, 2010)

Bolha da internet;

Ouve uma certa euforia com a entrada da internet. O quão útil e prático se mostrava, um ganho de escala, onde qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo poderiam fazer suas compras, ter acesso a mídias, jornais, entre outros. Isso chamou a atenção de empresas que financiam projetos inovadores, assim fazendo com que investissem dinheiro em empresas do setor de internet, fazendo com que perdessem as rédeas e não avaliassem a capacidade da viabilidade econômica.

Atentado 11 de Setembro;

O atentado colaborou, causando uma retração econômica nas empresas de aviação.

Efeito Dominó / Crise Subprime

Questão associada ao crédito fácil, hipotecas. Os Estados Unidos é a nação mais poderosa do mundo, em termos econômicos, fator atrativo, para o setor imobiliário começando a ceder crédito fácil (hipotecas; O banco paga seu bem e você vai pagando para o banco, sistema de agiotagem).

Acreditando que a economia jamais quebraria, ousaram com total confiança, emprestando dinheiro sem restrições, a juros baixos. Então os bancos vendiam as ações para bancos maiores, para uma securitização e para que houvesse liquidez. Esse ato permaneceu em pé por um tempo, já que o mundo todo comprou esses títulos. Consequentemente se transformou num efeito dominó, colaborando com a queda de empresas de grande porte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com