TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISCIPLINA DE ECONOMIA PARA ENGENHARIA

Por:   •  7/10/2021  •  Abstract  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DISCIPLINA DE ECONOMIA PARA ENGENHARIA

PROFESSORES: NAPIÊ GALVÊ e LEONARDO ROCHA

ALUNO: Juan Fellipe do Amaral Pereira

MATRÍCULA: 2019021918

Conceitos Gerais de Economia.

1. Por que os problemas econômicos fundamentais (o que, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos produtivos escassos? Mínimo de 15 linhas.

        Por causa de 2 problemas básicos que a humanidade se depara: o primeiro é que as necessidades humanas são ilimitadas e mutáveis. As necessidades do homem moderno são diferentes das necessidades do homem primitivo. Elas vão se sofisticando e aprimorando de acordo com a evolução, principalmente, tecnológica. O segundo são os recursos produtivos escassos para atender as necessidades humanas limitadas. Esses recursos podem ser trabalho, capital, recursos naturais, tecnologia e capacidade empresarial. Atualmente não se é possível produzir tudo para todos ao mesmo tempo e esse é o principal problema e é pelo fato de existir a escassez, é que se estuda economia abordando maneira como se pode, a partir da escassez, resolver ou alocar recursos produtivos de maneira eficiente para gerar maior bem estar na sociedade e atender melhor o máximo possível das necessidades humanas.

        Portanto para amenizar a escassez e diminuir o desperdício deve-se existir uma organização econômica da sociedade em si com elementos básicos como: estoque de recursos produtivos ou fatores de produção, complexo de unidade de produção, conjunto de instituições politicas, jurídicas, econômicas e sociais, dentre outras.

2. Quais as principais diferenças entre uma economia de mercado e uma economia centralizada? Mínimo de 20 linhas.

        Na economia de mercado ou sistema capitalista, o princípio regulador, ou seja, o que determina a economia de mercado é a chamada lei da oferta e da procura, que norteia as decisões econômicas. O mercado depende da oferta (produção) e da procura (consumo) de bens e serviços. Por exemplo: quanto maior a disponibilidade de um produto, ele vai possuir uma tendência a ser mais barato, quanto menor a sua disponibilidade no mercado, maior será o seu valor. É regido pelas forças de mercado predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção. Portanto é um sistema com muitos problemas, porém é o melhor atualmente e sendo implementado em países desenvolvidos e ricos como os Estados unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, dentre outros.

        Na economia centralizada/planificada ou sistema socialista, o princípio regulador é o planejamento estatal (governo) que são definidas por autoridades e técnicos que trabalham nos setores estatais. As decisões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade pública dos fatores de produção e meios de produção. Dessas decisões resulta em um plano traçado por um determinado tempo, que geralmente é de 5 anos e são chamados de planos quinquenais. Há a necessidade da existência de empresas estatais para que os preços dos produtos não dependam da lei de oferta e procura. Portanto não funciona e não funcionou em nenhum país que já foi adotado, por exemplo: Cuba, Coreia do Norte, Somália, Venezuela. Só gerou pobreza e ditaduras rígidas e cruéis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (44.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com