TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS FINANCEIRAS E INFLUÊNCIA DA COVID-19

Por:   •  11/6/2021  •  Monografia  •  3.549 Palavras (15 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 15

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS FINANCEIRAS E INFLUÊNCIA DA COVID-19

Bruno Augusto Rorbacher

Daniel Elias Bueno

Kamila Chaves Semann

Leonardo Pontes Ribeiro

Pedro Eudoxio Badotti Zeni

Profa.orientadora Jane Marian

RESUMO

A educação financeira vem se destacando cada vez mais no dia a dia da população brasileira, bem como a forma que as pessoas direcionam sua renda, onde o investimento vêm se tornando uma prática mais comum atualmente. Para isso, a fim de obter dados suficientes para elaboração de resultados quantitativos, foi elaborado e aplicado um questionário online, onde o entrevistado respondeu uma série de perguntas. Os respondentes, em sua maioria, não possuem ou possuem controle parcial de gastos, mas consideram de grande importância existir um método para medir as entradas e saídas do seu dinheiro. Os dados mostram que ultimamente a população brasileira demonstra mais interesse em como transformar sua renda em investimento. Percebeu-se também que a pandemia não impactou negativamente nos rendimentos e investimentos da amostra. Foi possível verificar ainda que houve um aumento significativo no investimento em ações, estas cresceram mais nos últimos anos e no presente estudo.

Palavras-chave: Educação Financeira. Renda. Investimento.Finanças pessoais.

INTRODUÇÃO

O conhecimento e controle de sua situação financeira é muito importante hoje em dia, existem inúmeros produtos financeiros que são oferecidos no mercado, podemos citar renda fixa, renda variável, mercado de ações, mercado cambial e tantos outros. Isso exige certo controle e conhecimento para fazer um investimento, pois o risco de lidar com situações indesejadas e complexas é muito grande.

Educação financeira é um amparo para garantir que seu consumo será saudável e equilibrado em um curto, longo e médio prazo, contribuindo para um controle, estabilidade e transparência da sua situação financeira. Acesso à educação financeira permite com que a família consiga planejar e controlar as despesas e receitas, evitando um endividamento e como consequência a inadimplência no mercado.

O problema deste estudo está relacionado com a falta de informação e de conhecimento de quanto é importante a educação financeira para ter liberdade financeira, construir patrimônios e viver de uma forma saudável e equilibrada com suas finanças.

De acordo com Ferreira (2020), liberdade financeira é um tema que vem ganhando espaço entre os brasileiros. A Covid-19 causou impactos significativos nas finanças pessoais da população de forma mundial. Dos Santos Fernandes (2021) destaca que as pessoas têm tido mais cautela ao consumir e estão mudando seus hábitos.

Mesmo em fase adulta, as pessoas ainda não sabem lidar com dinheiro, o que também os impede de ensinar seus filhos a fazerem o mesmo (CORREIA, 2015).Enfatizamos que um planejamento bem realizado do controle de seus gostos, auxilia no processo de tomada de decisão para realizar e conquistar suas metas traçadas. O planejamento faz com que aprenda a lidar com as crises econômicas, criando uma nova perspectiva de investimentos futuros, diversificando a sua renda, gerando mais ganhos e proporcionando um maior controle financeiro e emocional.

Com o cenário do Brasil hoje, o objetivo desse trabalho é a comparação dos métodos tradicionais de reserva e aplicações financeiras com algumas opções de produtos financeiros no mercado que geram maior rentabilidade e segurança no seu investimento, auxiliando também no planejamento das finanças pessoais apresentando produtos para diversificar sua renda.

O tipo de pesquisa que foi adotado neste trabalho é de caráter qualitativo, utilizado também pesquisa bibliográfica, elaborada a partir de material já desenvolvido, composto de livros, artigos científicos, monografias, tese e dissertações.

A coleta de dados foi efetivada a partir de um questionário, realizado por meio de link eletrônico, que redireciona a um questionário, feito através da ferramenta de Formulários do Google.

O tema apresenta grande relevância, visto que a maioria das pessoas brasileiras não possui uma educação financeira adequada, sendo afetadas pelas decisões tomadas. Sobre as decisões de investimento ou poupar suas rendas com o controle dos gastos, avaliamos se os indivíduos correspondentes neste trabalho realmente têm o conhecimento da importância de controlar a sua vida financeira.

REVISÃO DA LITERATURA

Para este capítulo espera-se de 12 a 15 páginas (curso de Direito) e de 3 a 4 páginas de conteúdo para os demais cursos.

Neste tópico apresenta-se o contexto que abrange a pesquisa na literatura da área para embasamento do problema da pesquisa e do estudo empreendido: cada subseção pode apresentar a discussão/paradigma teórico para cada tema enunciado).

(Texto embasado em autoridades que discutem os temas abordados nos enunciados dos objetivos específicos e que serve de repertório para a verificação da METODOLOGIA DE PESQUISA – a ser apresentada na próxima seção).

SE HOUVER NECESSIDADE DESDOBRE O MARCO CONCEITUAL EM SUBSEÇÕES SECUNDÁRIAS E TERCIÁRIAS

Continuação da fundamentação teórica com subseção temática relacionada ao objeto de estudo/teorias de suporte para o estudo.

Nível de Seção Terciária

Continuação da fundamentação teórica com subseção terciária como desdobramento temático relacionado ao objeto de estudo/teorias de suporte para o estudo, referente ao título da subseção secundária.

Nível de Seção Terciária

Continuação da fundamentação teórica com subseção terciária como desdobramento temático relacionado ao objeto de estudo/teorias de suporte para o estudo, referente ao título da subseção secundária.

As normas técnicas (FAE, 2012, p. para formatação de citação longa (com mais de 3 linhas), apontam que:

[...] Citação longa com mais de 3 linhas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com