TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência da Alimentação no Tratamento da Doença de Parkinson

Por:   •  31/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.735 Palavras (19 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 19

             

Universidade Pitágoras UNOPAR[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos professores que sempre estiveram dispostos a ajudar e contribuir para um melhor aprendizado. Agradeço também a minha instituição por ter me dado a chance e todas as ferramentas que permitiram chegar hoje ao final desse ciclo de maneira satisfatória.

Professora e tutora Raquel Sousa

Professor Eucrésio

Professora Michele Eller

MARQUES, Eunane Rabelo da Silva. A influência da alimentação no tratamento da Doença de Parkinson. 2021. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - (Universidade Pitágoras Unopar), Goiânia, 2021.

RESUMO

A presente pesquisa teve por escopo o interesse em pesquisar a respeito da influência da alimentação no tratamento da Doença de Parkinson, pelo fato de acreditar que ao se adotar uma boa alimentação e atividades físicas sob orientação dos respectivos profissionais credenciados, possivelmente os sintomas da doença podem ser controlados de modo significativo. Diante do exposto, surgiu o questionamento que norteou a pesquisa: quais são as possíveis influências da alimentação no tratamento da Doença de Parkinson? Determinou-se como objetivo geral, apresentar possíveis alimentos que possam auxiliar na aquisição de substâncias orgânicas que influenciem positivamente na prevenção e tratamento da Doença de Parkinson. Como objetivos específicos, elencou-se: compreender o que vem a ser a Doença de Parkinson; estudar a respeito das substâncias orgânicas responsáveis pela manutenção da saúde e prevenção da Doença de Parkinson; apresentar o processo de alimentação, nutrição e balanceamento energético objetivando o Tratamento da Doença de Parkinson. Observou-se que uma alimentação equilibrada e que contenha elementos naturais que promovem o bom funcionamento do corpo humano é de grande importância para todos, especialmente para os portadores da doença de Parkinson é necessário que haja a atuação de um profissional de nutrição que os oriente a fim de que possa-se promover a manutenção da saúde destes e trabalhar no sentido de retardar os sintomas advindos da doença que possui um processo de progressão, que pode ser desacelerado conforme a adoção de melhores hábitos alimentares.

Palavras-chave: Doença de Parkinson. Hábitos alimentares. Nutrição. Substâncias orgânicas. Alimentação equilibrada.

MARQUES, Eunane Rabelo da Silva. The influence of food in the treatment of Parkinson's disease. 2021. 24 p. Course Conclusion Paper (Graduation in Nutrition) - (Pitágoras Unopar University), Goiânia, 2021.

ABSTRACT

The scope of this research was to interest in researching the influence of food in the treatment of Parkinson's disease, because it believes that when adopting a good diet and physical activities under the guidance of the respective accredited professionals, possibly the symptoms of the disease may be controlled in a meaningful way. Given the above, the question that guided the research arose: what are the possible influences of food in the treatment of Parkinson's Disease? It was determined as a general objective, to present possible foods that can assist in the acquisition of organic substances that positively influence the prevention and treatment of Parkinson's Disease. The specific objectives were: understanding what Parkinson's Disease is; studying the organic substances responsible for maintaining health and preventing Parkinson's disease; present the process of food, nutrition and energy balance aiming the Treatment of Parkinson's Disease. It was observed that a balanced diet that contains natural elements that promote the proper functioning of the human body is of great importance for everyone, especially for people with Parkinson's disease, it is necessary that there is the performance of a nutrition professional who guides them to in order to promote the maintenance of their health and work towards delaying the symptoms arising from the disease that has a progression process, which can be slowed down according to the adoption of better eating habits.

Keywords: Parkinson's disease. Eating habits. Nutrition. Organic substances. Balanced diet.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        7

2. A DOENÇA DE PARKINSON        9

2.2 A ALIMENTAÇÃO E A DOENÇA DE PARKINSON        10

2.2.1 Adoção de uma alimentação saudável na Doença de Parkinson        12

2.2.2 Melhores práticas na alimentação e dieta no Tratamento da Doença de Parkinson        13

3. METODOLOGIA        19

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO        20

5. CONCLUSÃO        21

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por escopo o estudo da influência da alimentação no tratamento da Doença de Parkinson. Uma vez que a alimentação é um componente significativo sobre certos aspectos relacionados à doença, entende-se que a presença do profissional de nutrição é imprescindível para a melhora do estado geral do paciente.

A Doença de Parkinson consiste em uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva. Sua causa se dá pela intensa diminuição da produção de dopamina, que é um neurotransmissor (substância química que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas).

As doenças degenerativas comprometem as funções vitais do indivíduo em caráter irreversível e crescente. Esse nome origina-se do processo de degeneração de células, tecidos e órgãos.

Observa-se que nos últimos anos essas doenças têm alcançado um número bastante significativo de indivíduos. Tal ocorrência deve-se, dentre outras coisas, a aspectos genéticos, fatores ambientais, má alimentação e sedentarismo. Ainda não há cura e nem tratamento específico para essas doenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (238 Kb)   docx (35 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com