TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXPANSÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO E OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES ATUAIS

Por:   •  24/10/2018  •  Artigo  •  2.145 Palavras (9 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 9

A ANÁLISE DE TI NO FUTEBOL

Antonio Tadeu Matias da Silva - (UEMG -Unidade Carangola)

Matusalem Ferreira da Silva - (UEMG -Unidade Carangola)

João Teodoro da Silva - (UEMG -Unidade Carangola)

Watila de Sousa Maurício Amarino  - (UEMG -Unidade Carangola)

Bruno da Fonseca Rossi - (UEMG -Unidade Carangola)

Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta de desenvolvimento de um sistema de informação que atua exclusivamente em função da análise de desempenho no futebol, buscando a excelência técnica e tática das equipes analisadas, definindo estratégias para as disputas de jogos, melhorando o desempenho dos atletas através da coleta de dados durante o treinamento e as partidas. Esses dados são coletados por um analista de desempenho, que será o profissional responsável pela administração do software, inserindo, excluindo, atualizando os dados das partidas e dos atletas individualmente durante os treinos, a coleta de dados será feita pelas gravações das partidas e dos jogos ao vivo e de treinamentos. Desse modo, o foco primordial é sistematizar a análise de TI no meio esportivo do futebol, através do uso da linguagem de programação e de gerenciamento de banco de dados como meio de produção de informação nesse esporte, assim produzindo conhecimento para estabelecer a melhor estratégia e tática no desenvolvimento de uma partida.

Palavras chaves: TICs; Estratégia; Futebol; Tática.

INTRODUÇÃO

        O futebol é um esporte conhecido em todo mundo, e vem evoluindo cada vez mais devido ao desenvolvimento crescente de novas tecnologias, que suprem a necessidade de realizar tarefas de maneira cada vez mais simples e informatizada, porque durante uma partida de futebol acontecem várias situações, que mudam completamente o rumo da mesma. Neste entremeio, quem está envolvido na partida, como jogadores e comissão técnica, de certo modo as vezes não percebem alguns detalhes, que são importantes para as partidas da equipe em competições.

        A profissão de analista de desempenho no Brasil ainda não é muito conhecida, mas na Europa, as grandes seleções e os grandes times possuem esse profissional na equipe, obtendo resultados satisfatórios, visto que o avanço nas TICs (Tecnologias de Informação e de Comunicação) é uma máxima em todas as áreas do conhecimento humano. As seleções que antes eram consideradas pequenas, hoje, dão causam transtornos durante o jogo contra as equipes favoritas, isto em competições oficiais, organizadas pela FIFA, maior entidade do futebol. Isto demonstra que, atualmente, não basta ter tradição, disposição ou, até mesmo, um craque na equipe.

        

DESENVOLVIMENTO

        A análise de desempenho é uma área bastante consolidada no futebol europeu e que vem ganhando cada vez mais espaço e importância dentro do cenário brasileiro, principalmente no processo de modernização dos clubes. No Brasil, há uma demanda por profissionais que consigam, além de planilhar, interpretar os dados para fornecer a informação necessária para melhorar a performance da equipe, de forma quantitativa e qualitativa.

O setor de análise de desempenho performa um trabalho conjunto com a comissão técnica, agindo como um condutor das informações de cunho táticos-técnico relativos ao desempenho tanto da própria equipe, como dos adversários, utilizando recursos de vídeos, scouts estatísticos e relatórios. O analista de desempenho é o profissional membro da comissão técnica com conhecimento e vivência do trabalho de campo, e algum conhecimento em tecnologia, responsável pela gestão, organização e condução da informação do desempenho técnico-tático das equipes de Futebol.

Os objetivos principais são otimizar a performance do atleta e da equipe (através do uso de vídeos, estatísticas e relatórios de desempenho), proporcionar um feedback de desempenho do trabalho que vem sendo desenvolvido, criar um banco de dados de vídeos dos atletas e da equipe, agir como um elo entre o modelo de jogo da instituição e cada etapa de formação prática no dia a dia, utilizando-se da tecnologia de uma aplicação web, visto que, como fora citado antes, as TICs são uma realidade que é inexorável.

        Segundo Pombo Sales (2017), o Analista de Desempenho no Futebol é o conhecedor aprofundado de conceitos e conteúdo do futebol moderno capaz de recolher dados quantitativos e qualitativos de treinos e jogos de forma individual e coletiva interpretando estes dados e transmitindo as informações que transformam de forma clara, objetiva e otimizada para o sucesso do grupo.

        O futebol praticado hoje em dia já não é mais como antigamente. No futebol atual, pratica-se muito o coletivo, onde os jogadores são muito exigidos tática e fisicamente, e habilidade virou sinônimo de rapidez.

        Os técnicos ou treinadores de futebol evoluíram bastante, com muitas táticas defensivas ou ofensivas dependendo do jogo disputado. O adversário é estudado meticulosamente. Há marcação homem a homem, por zona etc. Há jogadores específicos para cada tipo de jogo. Não há mais a função de ponteiro; o lateral tem que defender e apoiar no ataque, e o atacante tem que ser completo, como ter bom chute e cabecear bem.

         O futebol que se vê é diferente, é mais rápido e objetivo. Há muitas jogadas ensaiadas; bons cobradores de pênaltis e faltas, que podem decidir um jogo. Há um “antijogo”; pois o número de faltas aumentou. Houve um avanço na preparação física dos jogadores, que precisam correr muito mais que antigamente.

         Os craques de atuais são diferentes do passado, são rápidos e objetivos, não podem demorar com a bola nos pés, porque os marcadores também são rápidos e voltam rapidamente. E é no contra-ataque onde, mas se faz gols, onde se ganha uma partida. Hoje em dia técnico é um estudioso do futebol, ganha jogo e é mais valorizado.

        Não podemos falar do futebol atual sem citar o renomado treinador Pep Guardiola. Um treinador que busca a todo momento a perfeição do futebol e procura sempre estudar os seus adversários para se aproximar da excelência técnica e tática. Segundo PERARNAU (2015):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (181.8 Kb)   docx (302.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com