TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Popular e Ensino Superior

Por:   •  9/5/2021  •  Resenha  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Resenha Crítica de Caso

Trabalho da disciplina: Didática do Ensino Superior

                                                 Tutor:


Título: Educação popular e ensino superior em Paulo Freire

Referências: BEISIEGEL, Celso de Rui. A qualidade do ensino na escola Pública. Brasília, DF: Liber Livro,2006.

PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e educação de adultos. São Paulo: Loyola, 1973.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

BEISIEGEL, c. Rui (Seminário promovido pela Uninove em novembro de 2013. -Educ. Pesqui., São Paulo, v.44, e104010, 2018)

        O artigo estudado tem como objetivo desenvolver reflexões do trabalho de Paulo Freire realizado com a população ao longo de sua trajetória profissional. Paulo Freire foi um educador brasileiro criador do método inovador para a alfabetização de adultos, no início de sua carreira a educação não era acessível para todas as classes e não era considerável importante para a maioria dos habitantes. Paulo freire, em um dos seus estudos e obras; dedica às classes menos favorecidas quanto a educação.

        Em meados do século anterior as possibilidades de acesso ao ensino eram muito limitadas, onde havia uma grande distinção entre a educação popular e a educação das elites, nas décadas seguintes a educação já demonstrava indícios de mudanças promovidas pelos poderes públicos para expandir a oportunidade de matrícula para maior número de crianças e adultos iletrados.

        Havia um atraso significativo na alfabetização dos jovens e adultos, mesmo assim tinha estímulo para que os educadores fossem comprometidos com sua atividade educacional em classes noturnas.

        Em 1947 com a política oficial mais efetiva foi criado um Serviço de Educação de Adultos, no Departamento Nacional de Educação, com isso passou a ser obrigação das administrações estaduais a inclusão da educação de jovens e adultos, outros empreendimentos também contribuíram para estender a educação fundamental.

Apesar da diferença entre as classes, a educação escolar já era entendida como necessária para todos, mesmo assim havia dificuldades de acesso para o ginásio e essa educação envolvia diretamente a atuação dos professores.

Os investimentos para a redução da taxa do analfabetismo traria diversas vantagens, entre elas o direito ao voto! O que é um grande recurso e responsabilidade. Com o passar do tempo e com as mudanças na educação, houve uma aceleração da consciência do povo em análises aos efeitos das mudanças sociais, observou-se algumas reivindicações no meio político como salário, transportes, moradia, estas reivindicações demonstrava a necessidade do desenvolvimento do país.

Nas últimas décadas a educação teve sua oferta estendida aos variados setores da população, o crescimento de diplomados no ensino de nível médio ampliou as possibilidades de atendimento à procura do ensino superior. Por estratégia governamental de se oferecer mais serviços com investimentos reduzidos, coube à iniciativa privada absorver essa demanda por vagas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (129.8 Kb)   docx (45 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com