TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estruturação de ONG Limpeza Praia

Por:   •  23/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

1. Apresentação

O projeto Cabo Limpo tem como finalidade a limpeza das praias da cidade de Cabo Frio. Existem muitos projetos focados em limpezas de praias pelo Brasil, a maioria realiza mutirões e não possui um local foco para a execução das atividades. Nossa missão é, não só realizar a limpeza das praias de Cabo Frio, mas também conscientizar e trabalhar com órgãos públicos para que as praias não precisem ser mais limpas.

Apesar da companhia de limpeza pública da cidade realizar limpezas constantes na extensão da praia, em meses de alta temporada e após chuvas o trabalho deles não é o suficiente. Fora isso, é um trabalho paliativo e reativo, a demanda que o projeto busca atender é reduzir o lixo ao longo do tempo através de limpezas eficientes e conscientização da população.

2. Atividades

A principal atividade da organização ainda será mutirões de limpezas das praias, é a motivação principal e atividade de maior impacto. Essa atividade ocorre ao mesmo tempo da conscientização e divulgação do trabalho, uma vez que as pessoas recolhendo lixo na praia chamam atenção e podem estar carregando material educacional e promocional do projeto Cabo Limpo.

A segunda atividade mais importante é a articulação junto ao poder público para implementação de legislações para que o trabalho de limpeza não seja apenas “enxugar gelo”. Essa articulação acontece tanto com o poder executivo da cidade para ações diretas sobre a limpeza das praias quando no legislativo para sanções e incentivos que possam ajudar o projeto.

3. Público-alvo

Apesar do trabalho da Organização atender a natureza, os principais públicos-alvo do trabalho são os moradores da cidade e os turistas que a visitam. Nesses dois grupos a maior atenção deve ser dada às crianças, uma vez que as conscientizarmos e educarmos sobre a importância de manter a praia limpa, elas viram replicadoras da ideia e serão adultos conscientes do projeto.

4. Parceiros

Além do poder público já citado para fins institucionais, a companhia de limpeza pública da cidade, a COMSERCAF é uma parceria chave para o sucesso do projeto. Uma vez que ela é a responsável pela limpeza das praias regularmente, ela pode prover conhecimento e material para a realização das atividades.

Para a realização do trabalho de coleta e mobilização da população, as escolas de surf locais serão grandes parceiras. Como já é da natureza do esporte a preocupação com a preservação do mar, há uma grande sinergia e interesse mútuo na parceria. Além disso é atingido um dos nossos públicos-alvo, as crianças de cidade.

5. Plano de Negócios

Como a natureza do projeto envolve trabalho voluntário e relacionamento com o setor público, os custos não são altos. Os principais gastos são com material para coleta e material de divulgação. Para coleta é importante prover aos voluntários coletes de identificação, luvas de segurança, sacos de lixo e pegadores de lixo. Esse material não ocupa muito espaço e pode ficar armazenado na casa dos organizadores do projeto inicialmente, a meta é conseguir utilizar as instalações da COMSERCAF para armazenamento e até utilizar os próprios materiais da COMSERCAF

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com