TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução do Capitalismo (Maurice Dobb)e

Por:   •  18/10/2017  •  Resenha  •  2.694 Palavras (11 Páginas)  •  1.755 Visualizações

Página 1 de 11

História Econômica Geral

Maria Elisa de Lima – RA-31523311

Resenha:  A Evolução do Capitalismo (Maurice Dobb)

Capítulo I -  O Capitalismo

No primeiro capítulo  Dobb  nos fala sobre o termo “capitalismo” que é usado de forma variada e talvez não possua um acordo quanto a sua utilização.  

Devido a seus conceitos centrais o termo raramente é mencionado na teoria econômica, chegando a ser negada sua definição exata como sistema econômico por certa escola de pensamento. Já para os historiadores seria equivocada qualquer simplificação do processo histórico, definido a partir um único elemento, uma vez que “existe uma variedade e complexidade de acontecimentos históricos”.

O termo “capitalista” é descrito de formas diferentes pela interpretação histórica e pela Escola Austríaca. Sendo na primeira definido não pela base dos nossos interesses, mas sim o resultado do princípio em que os acontecimentos históricos ocorrem, definindo o capitalismo de acordo com a forma real do desenvolvimento histórico.  Já pela Escola Austríaca o termo é utilizado no sentido técnico, relacionado ao uso dos métodos de produção “indiretos” ou de redução do tempo de produção através do uso de capital. Referindo-se á origem econômica e a medida do seu uso e não da modalidade de propriedade dos instrumentos de produção, único sistema histórico.

O capitalismo tornou semelhante a um regime laissez-faire ou um regime de livre concorrência. Assimilando-se à um sistema de “livre empresa”. Podendo ser identificado como um sistema de empresa individual sem obstáculos: “um sistema em que as relações econômicas e sociais são governadas por contrato, em que os homens são agentes livres na busca de sua subsistência, e em que estão ausentes quaisquer compulsões e restrições legais.” (DOBB, 1987, p.13).

Ao Capitalismo atribuiu-se três significados.

  • Primeiro -  Werner Sombart - analisou os estados de espíritos e de comportamentos humanos, que resultariam nas formas e relações econômicas e buscou origem do capitalismo nas características do mundo moderno. Acreditando-se que o “espírito capitalista”  já havia existido, antes mesmo de qualquer organização capitalista.

  • Segundo - a definição historicista, que identifica o capitalismo como organização de produção para um mercado distante. O regime da antiga guilda artesanal não se inclui nessa definição, pois ocorria adiantamento de dinheiro e de estoques para a produção de artigos vendidos no atacado em mercados distantes, objetivando o lucro. Conforme a Escola Histórica Alemã, com a diferença entre a “economia natural” do mundo medieval e a resultante “economia monetária”, explicou as etapas do desenvolvimento econômico moderno. Para Bücher, há um critério para “a relação existente entre produção e consumo de bens, ou a extensão da rota percorrida pelos bens, ao passarem do produtor para o consumidor”. Para Pirenne, o capitalismo se dá ao uso “aquisitivo” do dinheiro, declarando que “as fontes medievais situam a existência do capitalismo no século XII além de qualquer dúvida”. Tendo o capitalismo como meio de produção para o mercado, o Professor Nussbaum o define como “um sistema de economia de trocas” no qual o “princípio orientador da atividade econômica é o lucro irrestrito”.

  • Terceiro – Karl Marx - buscava a natureza do capitalismo no modo de produção, descrito pelo nível técnico, nas forças produtivas e nas relações sociais de produção. Onde o capitalismo era um sistema onde a capacidade de trabalho “se torna uma mercadoria” e  não apenas um sistema de produção para o mercado, podendo ser comprada e vendida como objeto de troca. Tendo como  pré-requisitos a “concentração da propriedade, dos meios de produção em mãos de uma classe, que consistia apenas numa pequena parte da sociedade, e o aparecimento consequente de uma classe destituída de propriedade, para a qual a venda de sua força de trabalho era a única fonte de subsistência”.

Segundo Dobb, as revoluções sociais que marcam a alteração de um antigo sistema econômico para um atual são refletidas pela mudança de direção do fluxo histórico. De acordo com a teoria de desenvolvimento econômico na julgam as mudanças como um fator crescente, diferindo da ideia que se tem de um desenvolvimento atraves de revoluções periódicas.

Tem a ideia de que no capitalismo, o período histórico é formado através da principal influência de um modo econômico relativamente homogêneo, definido de acordo com a natureza desse tipo de relação socioeconômica.  

Acredita-se que a sociedade é formada pelo conflito e interação dos seus principais elementos, e não por seu movimento e mudança. Devendo-se a isso a particularidade nas estruturas históricas que permite sua homogeneidade na organização de certo período de tempo.

Dobb ainda nos fala sobre a sociedade de classes que representa o capitalismo em uma diferente ordem econômica, impondo uma uniformidade à qualquer período histórico. Onde uma classe não é necessariamente composta por pessoas de mesmo nível de renda, mas sim pelos objetivos em comum e a relação entre o processo de produção e outros setores da sociedade geram esse interesse em comum.

Com isso o crescimento da indústria cria a invenção de novos e variados instrumentos de produção, gerando novas classes e requer  novas formas de apropriação do trabalho excedente em benefício dos donos dos novos instrumentos de produção.

A relação entre trabalhador e o capitalista é uma característica da sociedade moderna, com uma forma puramente contratual. A transformação da forma medieval de exploração do trabalho excedente para a moderna se diferencia no aparecimento de novos instrumentos de produção, nas modificações das técnica no desenvolvimento das trocas, numa crescente divisão de trabalho  e numa crescente separação entre o produtor, a terra e os meios de produção e seu aparecimento como proletário.

Não se pode datar  o início do período capitalista,  pois esse deu quando ocorreram mudanças no modo de produção, criando uma dependência entre produtor e capitalista, não simplesmente relacionado ao aparecimento do comercio.

Identificam –se três momentos importantes ligados ao capitalismo:

  • O século XVI  marca a desintegração do feudalismo, esse período não parece ter sido feudal e nem capitalista, no que diz respeito ao modo de produção.
  • As transformações políticas e sociais ocorridas no século XVII, como as lutas dentro das corporações e a luta parlamentar contra o monopólio.
  • A Revolução Industrial inicada no final do século XVIII, com grande importante econômica e politica. Sendo considerada por alguns como “as dores do parto” do capitalismo moderno, portanto, o momento mais decisivo no desenvolvimento econômico e social desde a Idade Média.

Temos que assumir que a história do capitalismo e seus estágios de desenvolvimento apresentam datas diferentes para diversas partes do país, mas formam, no entanto, um conjunto de histórias do capitalismo, com  semelhança na  forma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com