TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Capítulo Maurice Dobb

Por:   •  17/4/2021  •  Resenha  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 4

Evolução do Capitalismo

Resumo do capítulo 1

O Capitalismo

O termo “capitalismo” é amplamente utilizado na fala popular de maneira variada sem um consenso geral de seu significado. Na teoria econômica, de acordo com as escolas tradicionais, o termo quase nunca surgia. Existem até mesmo uma classe de economistas e historiadores que se negam a admitir a palavra “capitalismo” como nome de um determinado sistema econômico.

A palavra “capitalista”, que virou moda entra alguns economistas, principalmente os da Escola Austríaca, pouco tem em comum com o termo capitalismo como categoria de interpretação histórica. Tal termo, no sentido técnico, apresenta pouco valor para fins de diferenciação histórica, e seus inventores nem tentaram usá-lo dessa maneira. Usam o termo como uma negativa de qualquer significado específico ao capitalismo como sistema histórico especial.

Três significados de capitalismo exerceram forte influência sobre a pesquisa e interpretação histórica, cada um deles se associa a uma visão distinta da natureza do desenvolvimento histórico embora em algumas características os mesmos se sobreponham.

O primeiro e mais difundido é o significado divulgado pelas obras de Werner Sombat, no qual buscou o significado não em qualquer aspecto da anatomia econômica ou fisiologia da palavra, mas sim na totalidade dos aspectos representados no espírito que tem inspirado a vida de toda uma época. Esse tal espírito é uma síntese do espírito de empreendimento ou aventura com o “espírito burguês” de prudência e racionalidade. Sombat buscou a origem do capitalismo no desenvolvimento de estados de espírito e de comportamentos humanos conducentes à existência das formas e relações econômicas características do mundo moderno.

O segundo significado é encontrado com mais frequência implícito no tratamento do material histórico do que explicitamente formulado e que virtualmente identifica o capitalismo com a organização de produção para um mercado distante. Nessa definição, o capitalismo é um sistema de atividade econômica dominado por certo tipo de motivo, o motivo lucro, seja a existência, em qualquer período, de número substancial de pessoas que confiam no investimento de dinheiro com o objetivo de extrair renda, seja tal investimento no comércio, na agiotagem ou na produção, tomada como demonstração da existência de um elemento capitalismo. Assim, de acordo com o Prof. Earl Hamilton, o capitalismo é “o sistema em que a riqueza outra que não a terra é usada com o fito definido de conseguir uma renda”.

O terceiro significado é o inicialmente conferido por Marx, que não buscava a essência do capitalismo num espírito de empresa nem no uso da moeda para financiar uma série de trocas com objetivo de ganho, mas em determinado modo de produção. Nessa definição o capitalismo não era apenas um sistema de produção de mercadorias, mas um sistema sob o qual a própria força de trabalho se tornara mercadoria e era comprada e vendida no mercado como qualquer outro objeto de troca. O que diferencia o uso dessa definição em relações às demais é que a existência do comércio e do empréstimo de dinheiro, bem como a presença de uma classe especializada de comerciantes ou financistas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com