TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Exportação e Importação

Por:   •  20/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO

Muitos fatores são essenciais à economia externa de um país. Dentre os principais, se encontram a exportação e a importação, mecanismos realizados comumente pelas nações visando a compra e venda de bens e serviços.

        Exportação seria o processo comercial de saída de bens e serviços de uma nação para além de suas fronteiras. Pode envolver tanto vendas como doações. O Brasil, segundo dados da Organização Mundial do Comércio (OMC), é um dos 30 principais exportadores do mundo (22ª posição – 2013), sendo que a grande maioria de seus produtos exportados é de origem primária (oriundos da agricultora e da pecuária, principalmente), destinados, sobretudo, aos mercados europeu e asiático.

        Já importação é o processo inverso, isto é, trata-se da compra de bens e serviços por um país, oriundos de outro. De acordo com a OMC, o Brasil, assim como no ranking de exportações, encontra-se entre os 30 principais importadores mundiais (21ª posição-2013), sendo que a maior parte dos produtos importados são manufaturados (fabricados em grande quantidade).

5.1 IMPORTÂNCIA DAS EXPORTAÇÕES E DAS IMPORTAÇÕES ÀS NAÇÕES

        A economia de uma nação é estruturada através dos mercados internos e externos a ela. Os principais fatores da economia externa, exportação e importação, são essenciais à sua manutenção, sendo tratados como indispensáveis.

        No que tange à exportação, ela permite maior produtividade, diminuição da carga tributária, aperfeiçoamento dos processos industriais, melhores competições internas e externas entre as empresas, aumento da capacidade inovadora e proporciona uma promoção à imagem da empresa exportadora.

        Quanto à importação, sua importância se dá pelo baixo custo de aquisição da moeda em relação ao país comprador, incentivo do governo federal à sua aplicação, variação cambial favorável, baixa agregação de mão de obra e tempo menor que o tempo de fabricação nacional.

5.2 FATORES DETERMINANTES AO COMPORTAMENTO DAS IMPORTAÇÕES E DAS EXPORTAÇÕES

        Os processos de exportação e de importação são influenciados por diversas variáveis que os regulam ao longo do tempo. Essas variações são essenciais dentro do mundo econômico, valorizando ou desvalorizando estes processos.

As principais variáveis que englobam a exportação são preços externos em dólares, preços internos de acordo com a moeda da nação (no caso brasileiro, o real), taxa de câmbio, renda mundial e subsídios e incentivos à tal processo.

No processo de importação, os principais fatores determinantes à sua realização, além dos três primeiros relativos à exportação (preços externos em dólares, preços internos em reais e taxa de câmbio), são renda e produto nacional e tarifas e barreiras cobradas sobre os produtos importados.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com