TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Por:   •  18/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Carla da Silva de Oliveira

Caroline Kauana Varela dos Santos¹

Tutor Externo²

  1. INTRODUÇÃO

Debater sobre a infância e suas linguagens, destacando a importância de se trabalhar e estimular as mais variadas linguagens da criança para seu desenvolvimento e aprendizado.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A infância sempre é abordada em nossa literatura como a fase de grande desenvolvimento físico e emocional da criança. E é na infância que ela desenvolve, dentre outros fatores as linguagens. A linguagem vai mais além do que a fala, podendo ser observada como linguagens a linguagem do corpo, das imagens, etc. (MELO, MELO e SANTOS, 2017).

Outro autor reforça essa perspectiva, nos destacando que é preciso observar “a concepção de linguagem numa perspectiva ampla, não apenas restrita ao uso da fala pela criança, mas a todas às formas de comunicação e expressão que carregam sentidos, ou que se constituem de signos, como a linguagem do corpo, imagens, dentre outras” (MELO, 2015).

O uso das diversas linguagens pelas crianças está previsto nos documentos que normatizam as práticas pedagógicas na educação infantil. Exemplo disso são as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI), que estabelecem princípios de ação tomando por base o conceito de criança e de currículo. Esses princípios concorreram para ampliar o debate presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e estabeleceram seis direitos de aprendizagens que devem ser garantidos na Educação Infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se (PATTUZZO e GONÇALVES, 2019, p. 03).

Baseado nessas colocações, ressalva-se a importância de garantir o direito da criança de manifestar sua linguagem, sendo essa desenvolvida por práticas pedagógicas no cotidiano escolar e na vida da criança. As práticas pedagógicas aliadas ao desenvolvimento das linguagens na infância possibilitam o crescimento e a busca por um conhecimento significativo em seu aprendizado.

Como destacam Pattuzzo e Gonçalves (2015, p. 05) “todos os tipos de linguagens, tanto musical, verbal, escrita, pictográfica, visual, são formas de comunicação social. As crianças possuem, por isso, diversas formas de se comunicarem, se expressarem, mostrarem os seus desejos, seja entre elas ou com os adultos”.

A linguagem é, antes de tudo, um meio de comunicação social, de enunciação e compreensão. Também na análise, que se decompunha em elementos, essa função da linguagem se dissociava da sua função intelectual, e se atribuíam ambas as funções a linguagem como se fossem paralelas e independentes uma da outra (VIGOTSKI, 2000, p. 11).

A escola em que o aluno está inserido precisa proporcionar um ambiente em que a criança possa expressar as múltiplas linguagens, e o professor precisa inserir no seu aprendizado conteúdos e métodos que estimulam essa expressão. As unidades de educação precisam voltar-se para o ensinar buscando envolver as múltiplas linguagens em seus trabalhos (EDWARDS; GANDINI; FORMAN, 1999).

Duas linguagens importantes além da fala na vida da criança são a dança e a música. Segundo Melo, Melo e Santos (2017, p. 04), “a música e a dança são linguagens apresentadas e aprendidas pelas crianças, linguagens que se manifestam de diversas formas e que estão interligadas com a cultura da sociedade em que a criança está inserida”.

A imagem a seguir nos mostra crianças e utilizando uma das linguagens importantes em seu desenvolvimento e aprendizado.

Imagem 01: crianças utilizando a linguagem da dança

[pic 2]

Fonte: https://br.depositphotos.com/stock-photos/crian%C3%A7as-dan%C3%A7ando.html

Já se falou de algumas linguagens na infância. E o que elas proporcionam para a vida da criança? Segundo os autores Costa e Santos (2017):

As múltiplas linguagens são de fundamental importância, pois contribuem no desenvolvimento integral da criança oportunizando a elas novas vivências, como se expressar melhor e explorar mais o ambiente no qual está inserida. As crianças precisam vivenciar novas experiências no espaço de educação infantil, ter oportunidade de desenvolver diferentes formas de sentir, pensar e solucionar problemas (COSTA; SANTOS, 2017, p.716).

O essencial nesse contexto é utilizar as linguagens que estimulem o aprendizado e repassem aos alunos os conteúdos programáticos estipulados para aquele período letivo e permitam que os alunos aprendam do melhor modo possível.  Aliar as linguagens ao processo de ensino-aprendizagem é importante na infância e deve ser feito em prol da educação e do aprendizado desses alunos.

3. METODOLOGIA

A pesquisa realizada se classifica como bibliográfica. A pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos (GIL, 1994).

Vergara (2004), conceitua pesquisa bibliográfica como o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral.

Para pesquisar sobre a infância e suas linguagens realizou-se a pesquisa e a leitura sobre a temática em artigos e estudos já publicados, e posterior escrita e desenvolvimento do referencial teórico desse trabalho.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (159.1 Kb)   docx (82.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com