TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Borracha

Por:   •  6/9/2018  •  Bibliografia  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIHORIZONTES

Curso Engenharia Civil

Turma: 1EC (noite)

Abner Flavio

Ariel Nicolas Alves

Daniel Oliveira da Cruz

Gabriel Silva

Quimica

Industrias de Borracha

Belo Horizonte

2018

INDÚSTRIAS DE BORRACHA

- HISTORIA DA BORRACHA

O início das industrias das borrachas começou na França em 1803. O material inicialmente encontrava certas desvantagens: o ambiente da temperatura, a goma apresentava-se pegajosa, a toda vez que a temperatura aumentava a borracha apresentava uma espessura mais pegajosa e mole, e aos momentos em que a temperatura era reduzida, era notado que a rigidez e o endurecimento da borracha era mais presente.

Anos depois, estudos aprofundados e desenvolvidos pelo cientista Charles Goodyear, foi quem aprimorou o processo de vulcanização, através desse aprimoramento a borracha pega mais consistência, resistência e elasticidade. Mais foram os indos centro-americanos, foram pioneiros da descoberta das características singulares da borracha natural. Contudo, foi na floresta amazônica em que realmente foi desenvolvido a atividade da extração da borracha, a partir da seringueira (Havea brasiliensis).

- PRIMEIROS CICLOS DA BORRACHA (1879-1912)

  1. Já com o início da segunda guerra mundial, a borracha já atraia grandes empreendedores visionários
  2. A ação extrativista do látex na Amazônia, mostrou-se de imediato dar muito lucro. A borracha natural depois conquistou um espaço de destaque nas Industrias da Europa e da América do Norte, conquistando alto preço.
  3. Através da tirada do material da borracha em alta, ergueram as cidades de Manaus, Belém e outros povoados, depois também converteram-se em cidades.

- ALGUNS TIPOS DE BORRACHA

  1. A borracha natural (BN)

  1. Borracha de Poliisopreno (IR)

  1. Borracha de Butadieno Estireno (SBR)

- APLICACAO NA CONSTRUCAO CIVIL E NAS INDÚSTRIAS

O elastômero é um polímero que tem a característica muito elástica e pode até volta a sua forma depois de te sido deformado. Especificamente o elastômero Eo conjunto químico formado de milhares de moléculas chamadas de monômios que se juntam e formam grande cadeia chamadas de polímero, essa grande cadeia e que da aos polímeros flexibilidade e resistência. Quando o elastômero e esticado suas moléculas entram em um alinhamento proporcionando uma aparência cristalina. Mas ao cessar está força, ele bruscamente retorna ao seu estado original de forma elástica. Esta característica é muito importante na distinção dos polímeros plásticos dos elásticos. A maioria dos elastômeros são formados por hidrocarbonetos, ou seja, são compostos basicamente por hidrogênio e carbono. Sua obtenção pode ser tanto naturalmente, a partir da extração do látex polisopreno oriundo da seringueira, quanto de forma “industrializada”, através da síntese do petróleo e do gás natural. Para dar maior uso prático aos elastômeros, estas passam por um processo chamado de vulcanização que consiste na aplicação de calor e pressão a uma composição de borracha, afim de alterar atribuir propriedades para determinadas necessidades. Através da aplicação de átomos de enxofre e de solventes orgânicos, o elastômero se torna mais resistente, aumenta sua capacidade de aderência, sua durabilidade e resistência a corrosão.

Impermeabilização na construção civil tem como objetivo impedir a passagem indesejável de águas,  podendo conte-los ou escoá-los para fora do local que precisamos proteger. A importância da impermeabilização é relevada no objetivo de proteger a construção  de inúmeros problemas como fungo e bactérias  que poderão surgir com infiltração de água, integrada ao oxigênio e outros componentes agressivos da atmosfera como os gases poluentes a chuva ácida entre outros.

O silicone na construção civil, o silicone pode ser aplicado em três linhas básicas: selantes, hidrofugantes e aditivos. O selante de silicone é utilizado em vedações, de peças sanitárias, rejunte de pias, de box, de banheiras, de azulejo, de piso, de pias de cozinha e de juntas de dilatação.

Quanto à função hidrofugante, o silicone é usado na proteção de tijolos, concreto, telhas, rejuntes e pedras naturais, impedindo a passagem de água e permitindo a saída de vapores. A novidade é um hidrofugante para ser usado em impermeabilizações externas da construção civil. Ele serve para proteção de paredes e revestimentos contra umidade, prolongando a vida útil dos materiais expostos a intempéries.

A borracha natural, a qual provém da coagulação do látex, contém ao lado de outras substâncias secundárias, um hidrocarboneto responsável pelas propriedades características do produto. Esse hidrocarboneto é a molécula do polipreno e pode ser considerada como uma cadeia formada pela junção de um grande número de elos do monômero isopreno , C5H8.

É por isso que a borracha crua não vulcanizada, se torna plástica pela ação do calor. A borracha crua esticada e esfriada a temperatura muito baixa é quebradiça e, quando martelada, fragmenta-se em filamentos. Suas propriedades são semelhantes aos dos plásticos termoplásticos. A borracha deteriora-se na presença de luz solar direta por causa da sua reação com o oxigênio.

Para evitar que isso aconteça, é introduzido um pigmento negro carbôneo que desacelera este processo. Isso não impede que a borracha se deteriore, ela continua a se deteriorar, mas lentamente, especialmente na presença de óleo ou graxa. Como a borracha é um termofixo (torna-se flexível ao ser aquecida), pode adquirir forma por extrusão e moldagem.

É utilizada em grande escala na produção de pneus e também na fabricação de tecidos impermeáveis utilizados na confecção de capas de chuva,forros de superfícies. Não podemos esquecer também de sua importância como componente principal na fabricação de mangueiras (setor automotivo). O látex é o leite colhido e preservado. Sob o ponto de vista físico-químico, é um sistema coloidal. Sua estabilidade é conservada com a adição de amoníaco. A sua preservação é auxiliada com fenóis.

O paranitrofenol é o de maior emprego. Os agentes biológicos costumam manchar a borracha muitas vezes. O oxigênio é o principal causador da deterioração da borracha. A luz ultravioleta, em tempo muito curto, torna a borracha “melada”, principalmente quando não defumada. Portanto, deve-se proteger a borracha crua da ação da luz, principalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com