TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Sistema de Informação na Gestão de Suprimentos

Por:   •  2/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.727 Palavras (11 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 11

A Importância do Sistema de Informação na Gestão de Suprimentos[pic 2]

Renata da Silva Antunes1, Alissa Peres Penteado2

  1. Graduada em Farmácia, Mestre em Ensino na Saúde, Especialista em Gestão da Saúde e Administração Hospitalar, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  2. Graduada em Informática Biomédica, Mestre em Gestão e Informática, Coordenadora de tutoria do Curso de Especialização em informática em Saúde da Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, São Paulo (SP), Brasil

Resumo
Nos últimos 25 anos, a evolução trouxe mudanças na informática. A informação obtida anteriormente isolada e simples passou a ser parte integrante de um sistema e de uma instituição. Os antigos modelos de controle foram substituídos pelos Sistemas de Gestão. Nas instituições hospitalares, onde cerca de 25% dos custos provêm de suprimentos, o sistema de informação pode ser uma ferramenta que contribui na administração deste estoque? Sob esta ótica, o objetivo deste trabalho foi verificar a importância do sistema de informação em saúde para a gestão do estoque de suprimentos e sua contribuição na tomada de decisão. A estratégia da pesquisa foi uma revisão bibliográfica da literatura, de caráter exploratório. Foram selecionados seis estudos. Suportado por estes estudos, conclui-se que o sistema de informação é peça fundamental na engrenagem de uma instituição hospitalar e o seu uso correto faz parte do processo decisório e contribui para uma gestão eficaz.

Descritores: Gestão de Suprimentos. Sistema de Informação. Hospital. Tecnologia

Introdução

O desenvolvimento do processo de logística que aconteceu no século XVII com dois importantes imperadores, Júlio César e Napoleão Bonaparte, foi o início de um caminho para a construção do conceito de cadeia de suprimentos. Neste tempo, a logística não se limitava apenas a missão de compra de suprimentos e manutenção da tropa, mas também ao suporte, aos preparativos administrativos, aos reconhecimentos e à inteligência envolvidos na movimentação e sustentação das forças militares1.

No Brasil, até os anos 70, a logística era exercida de forma individualizada, sem metas definidas e com a ausência de uma coordenação entre a distribuição de um produto e o seu transporte. Nos anos 90, a logística ganhou um impulso e a necessidade de se integralizar o processo. Os empresários perceberam que era necessário ter o produto certo, no momento certo, com qualidade e para o atendimento ao consumidor a um preço justo. Surge então, a gestão da cadeia de suprimentos, que passa a abranger e controlar todo o armazenamento da matéria prima (para a fabricação do produto) ou do produto final, seu estoque, seu transporte até o local de venda ou ao consumidor final. Atualmente, a gestão da cadeia de suprimentos é definida pelo Dicionário da Sociedade Americana de Controle de Inventário e Produção (em inglês, American Production And Inventory Control Society - APICS) como "design, planejamento, execução, controle, e monitoramento das atividades da cadeia de suprimentos com o objetivo de criar valor líquido, construção de uma infraestrutura competitiva, alavancagem logística mundial, sincronizar a oferta e a procura e avaliação do desempenho global"2.

No cenário hospitalar, a gestão da cadeia de suprimentos representa o elo entre as expectativas de todos os setores da organização e a atenção e a recuperação do usuário. Certamente, a instituição de saúde, seja ela classificada de atenção geral ou especializada, de administração governamental ou particular, de pequeno, médio ou grande porte, lucrativa ou não, compreende a mais complexa organização humana que nos propomos a administrar. Sua complexidade inicia-se pela natureza de sua missão. Tecnicamente, uma instituição de saúde é um prestador de serviços, com uma responsabilidade de salvar vidas; o que o diferencia de outras atividades do setor de serviços. Por conseguinte, a gestão da cadeia de suprimentos tem que ser desenvolvida para agregar valores acima da média em relação às outras modalidades de prestação de serviço3.

Sabe-se que a armazenagem de itens exige investimento por parte da organização. A criticidade da maioria dos medicamentos e materiais médicos hospitalares geralmente é alta, não sendo permitida a demora na entrega ou mesmo a falta de qualquer item imprescindível para um tratamento a se realizar. O ideal seria uma perfeita sincronia na dicotomia oferta-demanda, de modo a tornar a manutenção do estoque desnecessária. Mas, como a previsibilidade nem sempre é possível e nem sempre os itens estão disponíveis para a aquisição imediata, eles precisam ser armazenados para garantir a sua pronta disponibilidade. Não podemos esquecer que as instituições de saúde lidam com vidas4,5.

Portanto, em razão da necessidade de se prever a aquisição do estoque e se garantir que os itens estejam disponíveis quando necessários para a utilização, o presente trabalho teve como objetivo verificar a importância de um sistema de informação em saúde para a gestão do estoque de medicamento e material médico hospitalar e no processo de apoio à tomada de decisão.

Método

A estratégia da pesquisa deste estudo foi delimitada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) na modalidade de revisão bibliográfica da literatura. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa realizada foi de caráter exploratório.

Foram selecionados para a busca da produção científica, quatro bases de dados que abrangem conteúdo das áreas de informação em ciências da saúde: LILACS, MEDLINE, PUBMED e SciELO.

Foram incluídos no estudo apenas as produções científicas em texto completo, dentro do período 2006-2016, nos idiomas inglês, português ou espanhol e que continham, no mínimo, duas ou mais palavras chaves: sistema(s) de informação, tecnologia, gestão de suprimentos, hospital(ais) e impactos. Foram excluídos artigos editoriais, de opinião ou carta ao editor.

Como estratégias de busca nas bases de dados citadas, utilizou-se o vocabulário disponível no MeSH ou no DeSC e as chaves de busca abaixo:

[pic 3]

Resultados

O resultado inicial desse estudo recuperou 13 referências, mas quatro apresentavam somente o resumo e três não obedeciam completamente aos critérios de inclusão e por isso estes estudos foram excluídos.

Os seis estudos escolhidos para análise foram listados na Tabela 1.


Tabela 1 – Artigos localizados nas bases de dados sobre a importância do sistema de informação em saúde na gestão de suprimentos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (200.4 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com