TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inovação e Sustentabilidade

Por:   •  6/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES – DOCUMENTÁRIO MEGATENDÊNCIAS

  1. O documentário trata de diversos desafios sociais e ambientais que afetam a sustentabilidade do planeta. Cite pelo menos 3 desafios/problemas e explique como eles impactam negativamente nossa sociedade atual.

O aquecimento global é o primeiro problema citado, e tem impacto sobre todo o planeta. Como alguns países se recusam a diminuir emissões de gases poluentes, em alguns anos podemos ter mudanças climáticas ainda mais críticas do que as observadas até hoje.

Outro problema mostrado é a desigualdade social e a probreza. Mais de 4 bilhões de pessoas no mundo vivem sem acesso aos benefícios da globalização, sendo que essas pessoas, por viverem sem esgoto e sem condições mínimas de alimentação e higiene, também impactam negativamente o meio ambiente.

Um grande desafio atual é o da urbanização e da mudança do padrão de mobilidade público, o fluxo de automóveis nas grandes cidade é um problema tanto social quanto ambiental. A urbanização traz consigo muitos outros problemas, que são citados no documentário, como a geração de lixo e a ineficiência no tratamento de esgoto e abastecimento de água.

  1. No documentário, são apresentadas soluções inovadoras para tornar as cidades melhores e mais sustentáveis, resolvendo diversos problemas atuais como: a escassez de água, o trânsito, a emissão de gases, a pobreza, o lixo, etc. Cite e explique pelo menos 3 soluções que são propostas no vídeo para resolver esses problemas urbanos.

O uso de energias renováveis é uma excelente solução, principalmente em comparação com a utilização de combustíveis fósseis, que geram impactos ambientais.

O exemplo da China contém várias soluções interessantes, pois contempla cidades densamente populadas, porém que crescem com planejamento e organização, sendo capazes de prover boas condições de vida. Uma das soluções citadas é a de criar “cidades-esponja”, onde a água é aproveitada de maneira otimizada e o risco de enchentes é minimizado.

A mudança no modo de transporte utilizado nas grandes cidades, com a utilização de veículos elétricos, transportes públicos, veículos compartilhados e bibicletas traz excelentes soluções para o problema da mobilidade pública.

  1. Segundo o documentário, como as empresas podem participara e contribuir

para atingirmos o Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e estimular a Economia Verde? Isso é positivo somente para a sociedade ou traz vantagens para a próprias empresas?

  1. O que é Economia da Solução? Porque as empresas, através da inovação,

Têm um papel fundamental nesse novo tipo de economia?

  1. Na sua opinião (ou do grupo), o Desenvolvimento Sustentável é a mais

importante fonte de oportunidades de inovação para as empresas na atualidade? Justifique a sua resposta.

Sim. O desenvolvimento sustentável está totalmente ligado ao posicionamento que as empresas devem ter frente a ética ambiental e social no momento em que vivemos hoje. Suas práticas favorecem as oportunidades de inovação sem agredir o meio ambiente, mantendo a sustentabilidade e prosperidade dos seus negócios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com