TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATRIZ ENERGÉTICA DO BRASILEIRA

Por:   •  1/11/2017  •  Resenha  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

MATRIZ ENERETICA BRASILEIRA

DEFINIÇAO: A matriz energética é o conjunto de fontes ou recursos de energia que é produzida dentro de um pais.

A Matriz Energética de um pais é muito importante pois serve como orientação para que o setor energético possa planejar suas atividades que estão ligadas a produção, transporte, inovação manejo e venda de energia.

O Brasil ainda é um exemplo de produção de energia diante do cenário mundial quando nos referimos a energia limpa, em media 47% da energia consumida em nosso pais são de recursos renováveis enquanto no cenário mundial 80% do consumo são de recursos não renováveis . Porem o Brasil ainda é auto insuficiente no setor elétrico e a nossa demanda tende a crescer e para atendermos essa necessidade temos que produzir mais energia.

Alguns economistas se preocupam com essa questão do aumento de produção porque por exemplo se aumentamos a produção de álcool teríamos que ocupar uma área bem maior para plantação de cana e isso poderia afetar a produção de outros alimentos e sua distribuição, temos também a utilização da biomassa porem diante a produção de derivados do petróleo ela se torna muito cara.

A mais importante fonte de energia renovável no Brasil é a hidroeletricidade é onde o Brasil tem seu maior potencial de aproveitamento em media 77% da energia distribuída é proveniente desta fonte com relação ao restante do mundo esse numero não passa de 20% em termos econômicos a hidroeletricidade tem um baixo custo de produção. Embora só seja utilizado 30% do nosso potencial hídrico existem projetos em construção de grandes hidrelétricas na região do Amazonas e Tocantins sendo que esses projetos causam muitas criticas entre os especialistas pois para ser realizados teriam que ser inundadas boa parte dessas áreas onde se encontram tribos indígenas e populações ribeirinhas.

O Brasil possui outras fontes de energia como o gás natural, a energia nuclear, o carvão mineral porem o objetivo no momento é de manter a Matriz Energética limpa. Contudo o rápido crescimento da demanda junto com o crescimento da população se faz necessário uma maior quantidade de energia a ser produzida por isso necessitamos que nossos governantes  invistam mais em pesquisas para produção de energias renováveis por exemplo aqui no nordeste com a produção de energia eólica só poderíamos garantir que nossa matriz Energética continue limpa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com