TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ODONTO X

Resenha: A ODONTO X. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  Resenha  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 4

A ODONTO X deseja explorar o mercado odontológico. De acordo com o Sr. Norberto Francisco Lubiana, presidente nacional da Associação Brasileira de Odontologia (2009) a velha ideia de que o Brasil é uma nação de desdentados está cada vez mais perto de se tornar lenda. O País extrai menos de três milhões de dentes por ano graças às melhorias das políticas de saúde bucal para a população, e a “Odontologia Nacional nunca teve um momento tão promissor”.

Analisando, estatisticamente, o panorama do segmento odontológico, encontramos terreno fértil para crescer, pois a população atual estimada do Brasil consiste em 190,9 milhões de pessoas (92,8 milhões economicamente ativos), sendo que destes 29,8 milhões nunca foram ao dentista (valor projetado com base no Suplemento de Saúde da PNAD), 8 milhões com mais de 30 anos já utilizam próteses, apenas 3,8% das crianças com 5 anos estão livres de cáries, 12,8% da população adulta com mais de 35 anos possui mais de 20 dentes, três em cada quatro idosos não possuem nenhum dente, mais de 2 milhões de adolescentes nunca foram ao dentista e apenas 5,8% têm planos odontológicos.

Estima-se que no segmento odontológico os clientes de planos odontológicos gerem aproximadamente 3.340 empregos diretos e 77.520 indiretos. Hoje, no Brasil, existem cerca de 281.748 profissionais na área odontológica. A contratação de planos odontológicos aumentou 4 vezes mais nos últimos 9 anos.

Cerca de 69% dos beneficiários de planos odontológicos estão vinculados à empresas de Odontologia e Medicina de grupo, os outros 31% estão vinculados aos demais segmentos.

A segmentação odontológica é altamente rentável e apresenta uma grande capacidade na geração de receitas que explica o crescimento e a permanência destas modalidades no mercado. A sinistralidade nas operadoras médico-hopitalares está em torno de 80%, enquanto nas operadoras odontológicas a taxa fica, em média, em 49%.

Os planos odontológicos possuem em torno de 70% do seu custo final pré conhecido, já nos planos médicos, existe apenas um tempo de avaliação, que é o momento em que a conta chega na operadora, por este motivo, as glosas de odontologia são diferentes e a freqüência é baixa.

Abaixo podemos identificar algumas peculiaridades da odontologia, que fazem com que seu sinistro seja mais baixo que a assistência médica hospitalar:

• número de doenças bucais relativamente pequeno, e de certa forma, previsível;

• as doenças bucais são de fácil diagnóstico;

• existem extensas possibilidades de prevenção;

• o envelhecimento favorece a odontologia;

• regulação menos severa;

• acesso a diagnóstico complementar através de radiografias e fotografias;

• baixa variância de risco.

Um bom exemplo para “regulação menos severa” seria o valor das garantias financeiras, que é acionada, por exemplo, quando uma crise mundial econômica afeta o mercado. As cooperativas odontológicas possuem os menores riscos, conforme quadro abaixo:

Garantias financeiras – fatores determinantes

Além de não existir a provisão para eventos ocorridos e não avisados, esta conta busca estimar eventos ocorridos e que ainda não são de conhecimento da operadora, evidenciado, assim, um “passivo oculto”.

De acordo com dados divulgados na revista “Sinog” (2009), “a faixa etária onde se concentra o maior número de beneficiários de planos odontológicos é a que vai de 20 a 39 anos (cerca de 50%)”.

Para definição da faixa etária de atuação, outras variáveis devem ser analisadas.

4 – Os concorrentes

Os principais concorrentes são:

Bradesco Dental

O Grupo dá acesso, desde 1987, à boa odontologia a cerca de 6 milhões de beneficiários e conta com dentistas e clínicas credenciadas em todo o Brasil. Seus serviços atendem milhares de clientes corporativos, incluindo desde micro e pequenas empresas até grandes organizações, com destaque para empresas líderes de diversos segmentos da indústria, comércio, serviços e agro-negócio.

Os planos têm reembolso para todos os procedimentos cobertos, aumentando o acesso ao melhor da odontologia. Integração dos Benefícios Saúde + Odontológico.

De forma pioneira e exclusiva, foram desenvolvidos sistemas especializados totalmente parametrizados, que permitem a utilização de um único cartão de identificação reconhecido nas Redes médica-hospitalares e odontológica.

Odontoprev (UNNA)

A OdontoPrev é líder absoluta no mercado de planos odontológicos, oferecendo várias opções de produtos, todos acessíveis, para você manter o cuidado com os seus dentes e seu sorriso sempre em dia. Maior operadora de planos odontológicos da América Latina, está presente em todo o Brasil e conta com uma rede de dentistas cuidadosamente selecionados e qualificados. Veja os números:

* a cada três pessoas que têm plano odontológico no Brasil, uma tem um plano do grupo OdontoPrev.

*

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com