TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade

Por:   •  24/5/2017  •  Dissertação  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Sustentabilidade

O termo sustentabilidade vem sendo muito utilizado e discutido nos últimos anos, fazendo referência às diversas formas de preservação ambiental. Isso tudo porque cada vez mais o consumo desenfreado impacta o planeta. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), o ser humano consome cerca de 20% de recursos naturais a mais do que o planeta Terra é capaz de regenerar. Evidencia-se, portanto, que nós, seres humanos, estamos extraindo tudo que há de natural do nosso planeta e não estamos repondo da mesma maneira que tiramos.

E o pior de tudo é que, ao invés de haver uma conscientização, a sociedade está consumindo cada vez mais e terminando pouco a pouco com o que resta. Mesmo em um período de crise, com impacto sobre o poder de compra da população, a quantidade de lixo produzida no Brasil aumentou. De acordo com o site Sua Pesquisa, 58,7% do lixo produzido no Brasil segue para aterros sanitários e apenas 2% é reciclado. Na maioria das cidades, esse material além de gerar danos ao meio ambiente ainda oferece riscos à saúde.

Percebemos que, em grandes centros de cidades com maior fluxo de pessoas, ocorrem frequentemente enchentes que alagam e destroem casas. Isso acontece devido às obstruções causadas pelo lixo em galerias de águas pluviais e o transbordamento de rios, geralmente devido a erosão do morros em consequência da ausência da mata ciliar. Outro problema causado pelos hábitos de consumo insustentáveis é exaustão de recursos naturais, muitas vezes encontrados em abundância na natureza, porém utilizados de maneira irresponsável, tornando-se escassos.

Defender e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações tornou-se uma meta fundamental para a sociedade. O primeiro passo é optar por produtos que minimizem a geração de resíduos sólidos e, o segundo passo, é possuir a percepção de que o lixo muitas vezes por ser reciclado e reaproveitado. Em suma, faz-se necessário desde já uma nova metodologia de consumo, onde a natureza tenha de volta, de maneira limpa e sustentável, todos os seus recursos para servir às próximas gerações. Fontes renováveis existem mas podem acabar, e tudo isso depende da conscientização.

Referências

ONU Brasil. Nações Unidas no Brasil. Fonte: https://nacoesunidas.org/ Acesso em: 18 de maio de 2017

Sua Pesquisa. Lixo no Brasil. Fonte: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/lixo.htm Acesso em: 18 de maio de 2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com