TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os tipos de mercado

Tese: Os tipos de mercado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Tese  •  2.186 Palavras (9 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Iremos abordar neste trabalho os conceitos de Oferta e Procura de mercado, também falaremos sobre a Política Fiscal, Monetária e Cambial. E por ultimo faremos abordaremos dos tipos de mercado (Monopólio, Oligopólio, Monopsônio e Oligopsônio), conceituando-os e citando casos reais para o melhor entendimento. A respeito desses tipos de mercado, você vai acabar lembrando-se de outros casos que você já viu no cotidiano.

Boa leitura.

Os tipos de mercado

1) Exemplo de caso real sobre mercado monopólio

Podemos chamar de mercado monopólio aquele que possui um produto único no mercado que não tenha como substituí-lo por outro, sendo assim ele impõe seus preços e suas condições, isso se torne para o consumidor uma regra, pois se o consumidor não comprar esse produto dessa determinada empresa não conseguira comprá-la em outro local pelo fato de não existir.

Um exemplo verídico é a da empresa de barras de granola da Quaker Company, dentro de sua linha de produção ela fabricava muitas barras de cereais em serie, fazendo com que seu estoque fica-se sempre abastecido, mas os produtos demoravam em ser despachada para os clientes, ela tomou uma decisão, começou a produzir mais e estocar menos com isso os produtos que eram acabados de ser fabricados rapidamente era entregues para seus clientes chegando às prateleiras de seus comércios mais frescas, isso trouxe a Quaker Company mais clientes satisfeitos e aumento de lucro.

2)Exemplo de caso real sobre mercado monopólio

Um exemplo verídico é a da empresa da Coca Cola Company, ela embalava seu xarope de refrigerante em recipientes de aço inoxidável que podia ser usado varias vezes assim gastando menos, ela passou a embalar seu xarope de refrigerante em recipientes de papelão que não podia ser utilizado novamente isso gerou um aumento nos custos e reduziu o lucro operacional.

3)Exemplo de caso real sobre mercado oligopólio

Podemos chamar de mercado oligopólio aquele que existe poucos vendedores de um mesmo produto e assim comprometendo uns aos outros dependendo das decisões de cada um.

Um exemplo de mercado oligopólio é aquele baseado no modelo de cartéis que tem como função a união de varias empresas com uma organização central que comanda todas as outras, distribuindo receitas e mantendo os mesmos preços e quantidade de produção para que não haja concorrência.

Também outro exemplo é a de firma dominante que atua no mercado estabelecendo um único preço, com isso suas concorrentes se unem a essa idéia para se tornarem concorrentes perfeitos.

4)Exemplo de caso real sobre mercado monopsônio

Podemos chamar de mercado monopsônio aquele que existe apenas um comprador e vários vendedores ao contrario do monopólio.

Um exemplo verídico sobre este caso é uma cooperativa de leite chamada Cotochés em Rio Casca MG, que compra todos os produtos fabricados pelos produtores daquela região mesmo existindo outras fazendas de gado leiteiro ao seu redor, com isso ela consegue produzir todos os seus variados tipos de produtos derivados do leite.

5)Exemplo de caso real sobre mercado oligopsônio

Podemos chamar de mercado oligopsônio aquele que existem, por exemplo, três compradores e vários vendedores.

Um exemplo verídico desse mercado são os donos de varias terras no interior da Bahia e Minas Gerais que arrendam suas terras para o plantio de eucaliptos de três grandes empresas de celulose (Bahia Sul Celulose, Aracruz Celulose e Cenibra) essa empresas para garantir sua matéria prima para a produção de celulose garantem aos donos das terras sementes para o plantio e cuidados com as terras.

6) Podemos concluir que mercados Monopólio e Oligopólio refletem ao consumidor uma única forma de comprar, sem muitas opções de escolha, pois se não são todas as empresas que fornecem esses produtos o cliente fica escravo de comprar somente com um fornecedor, sendo assim, não tendo nenhuma escolha e tendo que pagar pelo preço estipulado.

7)Podemos concluir que mercados Monopsônio e Oligopsônio refletem aos vendedores que existem poucos compradores para muitos vendedores, dificultando assim as vendas de alguns vendedores, para que ocorram boas vendas para alguns vendedores eles precisam realmente ter o espírito de vendedor e partir para cima de seus clientes garantindo assim seu espaço no mercado de trabalho .

Podemos concluir que existem vários tipos de mercado (mercados em: monopólio, oligopólio, monopsônio e oligopsônio) em todos esses casos existem vantagens e desvantagens tanto para o consumidor quanto para o vendedor, sendo assim precisamos saber lidar com cada um deles, nos atentando para todos os detalhes.

Cada uma dessas formas de mercado influencia nos preços dos produtos, gerando uma grande opção de preços, más tudo isso não é totalmente favorável. No caso de mercado Monopólio e Oligopólio o cliente não tem muitas opções de comprar com vários de fornecedores tendo que efetuar suas compras somente com um. Também podemos citar a situação de mercado Monopsônio e Oligopsônio eles afetam diretamente os vendedores , pois se não existem vários compradores os vendedores precisam garantir suas vendas para os consumidores existentes.

Oferta e Procura

Oferta é a quantidade de produtos que os produtores oferecem ao mercado num determinado período de tempo. A oferta depende de vários fatores: do seu próprio preço, do custo de produção e das metas e objetivos da empresa. A função oferta tem correlação direta entre a quantidade ofertada e o nível dos preços, essa relação é chamada de Lei Geral da Oferta.

Procura (ou demanda) é a quantidade de bens ou serviços que os consumidores desejam adquirir em um determinado período de tempo. Essa procura dos consumidores é influenciada pro algumas variáveis, são elas o preço do bem ou serviço, o preço dos outros produtos, a renda do consumidor e os gostos e preferências dos indivíduos.

Exemplos reais

1. Segundo dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) a procura por vôos domésticos aumentou 8,81% em outubro, em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano a procura aumentou em 17,46%.

No mesmo mês, a TAM retorna a liderança do mercado de vôos domésticos, sendo responsável por 39,62% desses vôos no território

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com