TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipo De Estrutura De Mercado E Justificativa:

Monografias: Tipo De Estrutura De Mercado E Justificativa:. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  847 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

São muitos os desafios para quem deseja se tornar um empreendedor. Mas um bom empresário é aquele que utiliza dos obstáculos para crescer e realizar o seu sonho. Planejamento, organização e espírito de empreendedor devem ser os alicerces para que o projeto dê resultados positivos.

Para ter um bom empreendimento, é necessário que tenha excelentes ideias e um projeto bem elaborado. Por isso é preciso fazer uma pesquisa minuciosa sobre o mercado da região e tentar obter informações importantes para conseguir sucesso no novo empreendimento. Analisar a disposição de lojas do produto o qual se quer comercializar, realizar pesquisas de aceitação da população, obter detalhes sobre quantidade de estabelecimentos com o mesmo propósito, tudo isso deve ser regra para um empreendedor. Conhecer os concorrentes é uma forma de manter o estabelecimento de acordo com o que pede o mercado.

O empresário deve ter consciência de forma correta da quantia que irá ser gasto para o projeto e analisar se os custos irão ter retorno, para que depois de algum tempo não venha a ter resultados negativos. E que tenha um bom retorno financeiro.

Manter um bom relacionamento com outros empresários e as pessoas com quem deseja trabalhar é muito importante para que desde do inicio o projeto dê resultados benéficos.

Importante estabelecer metas e prazos, pois é necessário para que a obra aconteça, pois, um bom empreendedor deve se atentar a todos os detalhes até o resultado final. Tudo isso pode ser visto durante este trabalho.

Desenvolvimento

O primeiro passo para se montar uma empresa é identificar a ideia de negócio, que consiste em identificar o ramo de atividade, o conhecimento que o empreendedor tem do ramo, a experiência existente no ramo, a disponibilidade de tempo pelo qual se pretende dedicar ao negócio num primeiro momento; tais aspectos podem ser considerados como aspectos subjetivos, onde consiste-se em identificar primeiramente a ideia de negócio a ser montada. A partir de então, faz-se necessário um estudo do mercado, a partir de um plano de negócio para se identificar a viabilidade de mercado; tais aspectos são denominados objetivos.

Segundo o SEBRAE (2012), o empreendedor deve construir um plano de negócio, onde organiza as informações coletadas sobre a empresa que deseja montar. O planejamento proporciona uma visão mais clara e consistente sobre o desenvolvimento da empresa em metas alcançáveis. Esses dados devem ser discutidos na consultoria de viabilidade.

Ainda segundo o mesmo, no plano de negócio ficam registrados o conceito do negócio, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratégias de marketing e o plano financeiro que viabilizará o novo empresa. Vale ressaltar que projeto deve sempre se manter atualizado para que a empresa esteja preparada para enfrentar as mudanças que o mercado exigir.

O autor citado afirma que o plano tem como finalidade de orientar o empreendedorna busca de informações detalhadas sobre o ramo, os produtos e os serviços a serem oferecidos, bem como possíveis clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo assim para a identificação da viabilidade da ideia e na gestão da empresa.

Abaixo serão abordados alguns dos principais aspectos a serem abordados no plano de negócios, informado pelo 2009.

• Formalidades Jurídicas: o primeiro passo para a constituição da empresa é a sua constituição formal. Para tal é necessário definir sua forma jurídica. Aforma jurídica determina a maneira pela qual ela será tratada pela lei, assim como o seu relacionamento jurídico com terceiros. As formas jurídicas mais comuns para micro e pequenas empresas são:

a) Sociedade Limitada: Nesse tipo de empresa duas ou mais pessoas associam-se para a criação de uma pessoa jurídica, com existência de patrimônio distintos da pessoa física dos sócios. Quem exerce a atividade empresarial é a sociedade e quem responde pelas dividas contraídas é o patrimônio da sociedade.

b) Empresário: É aquele que exerce individualmente e de maneira organizada as atividadesvoltadas para a produção ou comercialização de bens e serviços, sendo obrigatório seu registro na Junta Comercial. Não há presença de sócios e o proprietário assume integralmente a responsabilidade pelos resultados e riscos.

• Enquadramento Tributário: basicamente, a pequena empresa pode adotar três formas diferentes para o calculo e recolhimento dos impostos junto ao Governo Federal:

a) Empreendedor Individual: empresário individual com receita Bruta anual de até R$36.000,00 e que tenha um empregado que ganhe um salario mínimo.

b) Simples Nacional: destinado a empresas que se beneficiarão da redução e simplificação de tributos, além de recolhimento de um imposto único. Tal enquadramentoestá sujeito a aprovação do da Receita Federal e leva em consideração a atividade e estimativa de faturamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com