TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A corporação

Por:   •  6/5/2015  •  Resenha  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  819 Visualizações

Página 1 de 2

A Corporação

O documentário serve para demonstrar o poder que as corporações exercem sobre as pessoas, a sociedade e o governo, no qual estes sofrem uma dominação por parte das organizações e o fenômeno das prisões psíquicas que pode ser notado nas relações sociais; é possível perceber, também, que o grande propósito das empresas transnacionais seria obter o lucro, por qualquer meio que fosse, mesmo que por consequência houvesse prejuízo aos empregados, à saúde humana, e à biosfera.

De acordo com o Direito Privado e o art. 45 do Código Civil é possível a criação de uma “pessoa de direito” (instituição), que seja titular de direitos e devedora de obrigações, pois pode-se considerá-la como indivíduo. Por tal motivo, esta goza da mesma proteção do Estado para com as demais pessoas.

Com relação aos governos, seu papel deve ser para as pessoas, pelas pessoas e das pessoas, a função do governo é olhar para a coletividade. Quando analisado a relação entre as corporações e a gestão do país, pode-se notar uma dependência, pois dentre as cem maiores economias do mundo, cinquenta e uma são corporações, e a medida que estas foram crescendo em tamanho e poder, notamos uma mudança na gestão dos governos, como se fosse mais importante se adequar as necessidades das empresas do que as dos indivíduos, dando prioridade ao lucro que tem como causa o excesso do consumismo.

Outra face abordada no documentário foi a “alegoria da caverna”, que pode ser percebida na sociedade, como por exemplo, as crianças, na qual, por meio das estratégias de marketing, são induzidas a acreditar que o produto apresentado são o que elas precisam, pois as informações chegam mais rápidas pelos meios de comunicação, tendo como consequência a alienação, homens presos a falsas crenças, preconceitos e ideias enganosas.

E por fim a dominação dessas organizações se dá através do poder, força e ameaça, porém, também ocorre quando aquele que dita regras pode impor a sua vontade sobre outros, sendo ao mesmo tempo, percebido como tendo o direito de fazer isto. As organizações usam e exploram seus funcionários, causando muitas vezes o stress social e mental destes. Em muitos casos a dominação se da assim como demostrado pelo documentário, pela falta de controle publico sobre as grandes corporações.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com